PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara da Póvoa gastará 700.000€ para emendar obra pouco “feliz”

Câmara da Póvoa gastará 700.000€ para emendar obra pouco

No início do próximo ano, terão início as obras de requalificação na rotunda oval que dá acesso à Póvoa de Varzim. A intervenção, orçada em 700 mil euros, surge após o presidente da Câmara, Aires Pereira, reconhecer que a configuração atual não foi a mais feliz.

O plano prevê a criação de uma nova faixa de acesso para quem entra na cidade e uma ampliação da rotunda, com o objetivo de melhorar o trânsito e a segurança no local.

De acordo com Aires Pereira, o principal foco da obra é aumentar a segurança e tornar as vias mais amigáveis para os condutores, facilitando o fluxo de veículos. Será construída uma via direta para aqueles que chegam pela A28 e se dirigem para o norte, permitindo que esses veículos contornem a rotunda. Além disso, o tabuleiro central será ajustado com uma berma em granito, que reduzirá o raio da rotunda e reforçará a segurança. (via JN)

O prolongamento da via B, que liga o Parque da Cidade a Aver-o-Mar, já se encontra em fase final e será inaugurado no início de novembro. Com essa nova rota e as alterações na rotunda, o autarca espera que a cidade ganhe uma alternativa funcional à EN13.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O PS, no entanto, e de acordo com o JN, mantém uma posição crítica em relação ao projeto. João Trocado, vereador do partido, considera que a solução proposta é apenas um paliativo. Segundo ele, a rotunda exige uma intervenção mais profunda para garantir um trânsito fluido, e as alterações sugeridas apenas adicionam mais “remendos” a uma estrutura que já nasceu torta. “Não vai resolver nada.

O trânsito é para entrar na cidade. Não para seguir para norte” afirmou João Trocado que justificou o voto contrário do PS, argumentando que o investimento não trará a fluidez necessária para o tráfego e poderá ser um desperdício para os poveiros.

Aires Pereira reforça que, apesar das limitações nas horas de ponta, a reformulação da rotunda e a nova via B devem ajudar a aliviar o congestionamento e otimizar o tráfego na entrada da Póvoa de Varzim, oferecendo uma alternativa viável aos condutores que optam pela EN13.

Imagem: C.M.Póvoa de Varzim
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer