Para os portugueses, não há sopa mais tradicional do que o caldo verde. O prato teve origem no Norte de Portugal, especificamente na região do Minho, mas rapidamente se expandiu a outras regiões. E, agora, está a brilhar lá fora!
O caldo verde foi eleito uma das melhores 20 sopas do mundo, de acordo com a CNN Travel, o canal de viagens da estação televisiva norte-americana, que se refere à iguaria como “a definição de comida caseira reconfortante”.
Nesta sopa, “verduras em rodelas finas fundem-se com batatas e cebolas”, num sabor enriquecido pelo “tenro chouriço português”. “Em muitas versões, acrescenta um toque de sabor salgado e defumado que torna a sopa ainda mais forte”, escreve Jen Rose Smith, autora do artigo.
Desta forma, acrescenta, é fundamental desfrutar destes sabores acompanhado “com um bom copo de vinho verde minhoto”.
De acordo com a publicação da CNN Travel, o caldo verde é uma “estrela culinária”, confecionada nos mais diversos espaços, desde “os cafés requintados às cozinhas rurais”.
Entre as melhores sopas do mundo, encontram-se também o gaspacho espanhol, a bouillabaisse francesa e o o borsch ucraniano. A lista dos 20 eleitos inclui ainda iguarias como a moqueca de camarão, o ramen tonkotsu, a mohinga e a chorba frik.
Ao longo desta semana, também o jornal The Guardian deu destaque ao português caldo verde, elaborando um artigo onde explica “como fazer a receita perfeita” desta sopa, considerada uma “comida de conforto brilhante”.
Foto: petiscos.com