PUB
Recheio 2024 Institucional

Caixa Ribeira 2016

Caixa Ribeira 2016
Ribeira invadida por acordes da guitarra portuguesa e Fado durante dois dias

A Ribeira do Porto acolhe nos dias 3 e 4 de junho a segunda edição do Festival Caixa Ribeira que tem como protagonista o fado. Depois do êxito da primeira edição, esta iniciativa torna a levar a esta zona histórica da cidade – a Ribeira – os nomes mais consagrados do panorama do Fado em Portugal.
Desta forma, durante sexta-feira (dia 3) e sábado (dia 4), mais de quarenta fadistas vão atuar em dez palcos diferentes espalhados pela Ribeira do Porto, numa iniciativa que conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Música no Coração, bem como da Porto Lazer.

ana_mouraO Festival decorre, este ano, no Salão Árabe e Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, no Hard Club, na Igreja de São Francisco, na Escadaria da Igreja de São Francisco, no Palco Caixa (palco principal localizado no estacionamento da Alfândega), na Cave no Cais da Estiva, na antiga Junta de Freguesia de São Nicolau, Fado à Janela no Cais da Estiva.
A novidade deste ano é a integração da Casa do Infante no roteiro do Festival, um espaço que constitui uma referência histórica e cultural da cidade, enriquecendo assim o conjunto de espaços que receberão os mais de 40 concertos nestas duas noites.
Artistas como Gisela João, Ana Moura, António Zambujo, Raquel Tavares ou Hélder Moutinho vão subir a estes palcos ao longo da Ribeira do Porto para darem fado aos portuenses.

Na sexta-feira, e primeiro dia do festival, Ana Moura é a última cantora a subir ao Palco Caixa, num concerto que tem início marcado para as 23h40 e terá a duração de uma hora. A artista, que lançou recentemente “Moura”, é uma das embaixadoras do Fado e já subiu ao palco com ícones da música pop internacional, como os Rolling Stones.
Antes da artista do “Desfado”, é o alentejano António Zambujo quem dá um espetáculo no palco principal. O concerto do artista que se estreou com “O mesmo Fado” e de quem Caetano Veloso disse querer “ouvir mais, mais vezes, mais fundo (…) é de arrepiar e fazer chorar”, está marcado para 22h20 de sexta-feira.
Antes destes cantores, também passarão, na sexta-feira, por este e pelos restantes palcos, outros fadistas como António Chaínho, acompanhado por Paulo Carvalho e Mafalda Arnauth, Pedro Moutinho, Filipa Cardoso, Joana Amendoeira, Maria da Fé ou Kiko.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

giselajooNo dia 4, sábado, o Fado volta a ouvir-se na Ribeira da cidade Invicta. Liliana Luz é a primeira artista a estrear os palcos neste segundo dia de festa. No palco da antiga Junta de Freguesia de S. Nicolau os primeiros acordes da guitarra portuguesa poderão ouvir-se às 20h15.
Pela noite dentro subirão aos palcos do Festival Caixa fadistas como Maria da Luz, Ana Sofia Varela, José Manuel Barreto, Sandra Correia ou Simone de Oliveira, que atua às 22h30, no antigo Mercado Ferreira Borges, no palco Hard Club 1.
Aldina Duarte sobe ao palco do Salão Árabe às 22h15. Conhecida por escrever para nomes como Camané ou Carminho, a fadista lançou em 2015 um duplo CD, “Romances(s)”, que foi considerado por muitos o disco do ano.
Raquel Tavares, uma das artistas que mais se destaca no fado contemporâneo, será a ultima a apresentar-se em palco neste segundo e último dia de festival. O concerto da artista, que lançará um novo disco este ano, tem início marcado para as 23h40 no Palco Caixa.
A grande surpresa deste Caixa Ribeira é o concerto de Gisela João marcado para o dia 4, sim, mas com a hora e o local ainda como mistério. Estas informações só serão dadas ao público no sábado. Minhota de berço, Gisela João estreou-se em 2013 com o álbum homónimo e, assim, lançou-se para a ribalta, sendo uma das artistas mais aclamadas desta nova geração de fadistas.

Os bilhetes únicos para o Caixa Ribeira, que dão acesso aos dois dias de concertos, já se encontram à venda por 28 euros. Nos dois dias de festival custarão 35 euros.  

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem