PUB
Recheio 2024 Institucional

Café Almada

Café Almada

Há perguntas que nem sempre nos caem bem, no entanto sejamos sinceros: “vamos ao Café Almada?” nunca será uma delas. Trata-se de um espaço localizado numa zona central da cidade do Porto, a cerca de 5 minutos a pé da Trindade, que faz, todos os dias, as delícias de todos os que gostam de comer muito bem e a preços acessíveis.

Quanto à sua história, “não sabemos concretizar exatamente a data de abertura do estabelecimento comercial. No entanto, temos uma Cliente, a Sr.ª D.ª Eugénia, com 86 anos, que sempre residiu aqui na Rua do Almada, e que diz que desde pequenina que frequenta o espaço”, tal como refere o responsável.

Ainda que não se saiba ao certo a origem histórica, é possível falar do Café Almada como um negócio familiar, no qual todos esperam que os filhos venham a dar continuidade, mantendo este restaurante como “um dos mais antigos da Cidade do Porto”.

Posto isto, vamos ao que importa: a comida! Ir ao Café Almada é saber que vai encontrar comida tradicional portuguesa, dezenas de opções, na verdade, todas elas diferentes, mas com algo em comum: o facto de serem saborosas e acessíveis.

Desde bacalhau, a Tripas à Moda do Porto, a grelhados, não falta mesmo por onde escolher. No entanto, como refere o proprietário, “não dispensamos a adaptação à realidade atual e, por isso, em 2020 alargamos as opções incluindo pratos vegetarianos e vegan, saladas para os dias mais quentes, e sem esquecer os mais pequenos, incluímos menu infantil”.

Ainda que a variedade e a qualidade sejam evidentes, coloca-se a seguinte questão: qual o ex-libris do espaço? Ora bem, tal como nos conta o dono, a Picanha é prato forte, principalmente no público brasileiro que visita o Café Almada.

“Fazemos um investimento na qualidade da carne que servimos ao Cliente e aliamos um bom feijão preto e, mais recentemente, adicionamos a típica farofa. Recebemos várias pessoas que vêm com indicação da Picanha à brasileira, mas a verdade é que a equipa acaba por cativar o Cliente que acaba por voltar e experimentar outros pratos” – explica o responsável.

Já dizia o ditado: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, ou neste caso, a configuração do espaço, ainda que sem perder, em momento algum, o caráter único e vincado que tão bem caracteriza o Café Almada. O espaço foi-se atualizando, mas continua a ser um local simples, em que todos são bem recebidos, sejam nativos ou turistas.

No que toca aos pratos mais pedidos, é difícil responder, porque para o bem do Café Almada, procura é mesmo coisa que não falta. “Arriscamos dizer que a Picanha é um prato muitíssimo procurado, mas com o passar do tempo e a fidelização da Cliente, o bacalhau seja cozido, à Brás ou à Braga, tem imensa saída” – refere o proprietário.

Continuando na senda das perguntas difíceis, impera a seguinte questão: o que é que diferencia o Almada? No entender do dono, para além da simpatia e educação características de quem trabalho no espaço, um fator muito positivo é o tempo de espera bastante reduzido, que é uma enorme mais valia.

Atualmente, a sala tem espaço para 70 pessoas, e o plano para o futuro é manter o Café Almada como uma enorme referência gastronómica no coração da Invicta. “Planeamos, sim, continuar a adaptar o nosso Menu face à atualidade e ir fazendo algumas mudanças no espaço para podermos continuar a proporcionar aos Clientes habituais e aos novos Clientes um espaço agradável, onde se sintam sempre bem recebidos e acolhidos” – remata o responsável.

Posto isto, não restam grandes dúvidas: se estiver de passagem pela Baixa do Porto e não souber onde ir almoçar ou jantar, optar pelo Café Almada é sempre a opção certa, tanto pelo preço, como pela simpatia, como pelo tempo de espera e claro… pelo melhor de tudo, a comida.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira e feriados das 07h30 às 22h00; sábados das 08h00 às 16h00

Café Almada
R. do Dr. Ricardo Jorge 74, Porto
Contacto: 222 052 586

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile