PUB
Recheio 2024 Institucional

Cabo mal amarrado causou morte de jovem no quartel de Gaia

Cabo mal amarrado causou morte de jovem no quartel de Gaia
O novo documento, do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, lança conclusões coerentes com as de um primeiro relatório feito pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Um relatório pericial da Universidade do Porto indica que o acidente de slide que matou uma jovem no quartel da Serra do Pilar, em 2011, ocorreu devido a um cabo incorretamente amarrado. A avaliação, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) lança conclusões “coerentes” com um primeiro relatório feito pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), sendo similar ao que baseou a acusação.
O incidente remonta a 20 de Maio de 2011, quando Ana Rita Lucas, de 18 anos, caiu de uma altura de 5 a 7 metros ao fazer slide no Regimento da Serra do Pilar, no âmbito das atividades do Dia da Defesa Nacional, acabando por morrer nesse dia no hospital. Depois da investigação e de um primeiro relatório feito pela Faculdade de Engenharia, o Ministério Público acusou quatro militares envolvidos na montagem e vigilância do equipamento pelo crime de homicídio por negligência. O início do julgamento esteve agendado para 8 de abril de 2013, mas a falta de uma nova peritagem, pedida por um dos arguidos que queria averiguar o motivo da alegada rutura/fratura dos filamentos do cabo usado no slide, levou ao seu adiamento. O documento agora conhecido indica ser possível concluir que “a tensão do cabo de aço em uso, a tensão de rotura do mesmo, bem como a montagem do cabo de aço com serra cabos não estão de acordo com as recomendações das normas estabelecidas”. Face ao novo relatório pericial, o Ministério Público pediu que fosse designada uma data para audiência de discussão e julgamento, agora agendada para abril de 2015.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem