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Burlas online disparam, diz o Portal da Queixa

Burlas online disparam, diz o Portal da Queixa

O confinamento e as restrições de circulação impostas pelo contexto pandémico fizeram disparar as compras online e também o número de reclamações. Em janeiro, o Portal da Queixa registou uma média de 20 reclamações por dia relacionadas com burlas online, num total de 621 queixas, o que representa “um significativo aumento de 71%” face a janeiro de 2020.

De acordo com o Portal de Queixa, ao longo de 2020, foram registadas 5786 reclamações relacionadas com burlas online, um aumento de 69% face a 2019, onde foram apresentadas pelos consumidores 3415 queixas.

A análise das reclamações do mês de janeiro de 2021, e respetiva comparação com o período homólogo, revela “um crescimento exponencial do número de queixas face a janeiro de 2020: um aumento de 71%”. Em janeiro deste ano, foram apresentadas 621 reclamações, sendo que, em janeiro de 2020, foram registadas apenas 363 queixas.

Os dados recolhidos pela plataforma durante a análise ao volume de reclamações recebidas, relacionadas com burlas online, apontam para “perdas avultadas dos consumidores: o valor total ultrapassa os 100.000 euros, só em janeiro deste ano”.

“É urgente promover a literacia digital dos portugueses”, defende o Portal da Queixa, que lançou, em final de 2020, a campanha #NãoSejasPato, que pretende aumentar a literacia digital da população e evitar que caia em burlas e esquemas fraudulentos.  

“O aumento da procura através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar, criando pressão sobre as marcas ao exigirem a digitalização da grande maioria dos seus serviços. Esta nova realidade, veio potenciar os perigos que se escondem nas compras online. Para combater este problema, temos em marcha um movimento cívico que tem como objetivo aumentar a literacia digital e financeira junto dos consumidores portugueses, educando a sociedade de consumo para não cair em esquemas de fraude e burlas online.”, afirma Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust, citado no comunicado enviado à VIVA!. 

A iniciativa conta a participação do OLX, MB WAY, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago.

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