Quando se pensa na cidade do Porto, uma das palavras que nos salta logo à cabeça podia ser, por exemplo, “história” ou “património”. No entanto, aqui que ninguém nos ouve, somos capazes de conhecer uma palavra melhor ainda: “francesinha”.
Toda a gente sabe que comer francesinhas é no Porto. Então se forem as do Bugatti Caffe? Aí, nem se fala! Este emblemático restaurante da cidade Invicta dispensa apresentações, mas nunca é demais introduzir o espaço.
Recuando um bocadinho no tempo, o Bugatti Caffe nasceu no ano de 1981 e está sediado, há mais de 40 anos, na porta 758 da Rua da Constituição. Numa altura em que, cada vez mais, as grandes cidades se tornam numa espécie de aldeia global, em que todos os sítios têm parecenças, o espaço em questão é fiel às suas origens.
Como refere o responsável pelo estabelecimento, “mantivemos sempre a decoração do espaço, que tem as paredes fora do normal, tal como as mesas, assim como um balcão que nos faz lembrar os anos 90”.
É caso para dizer que os anos passam e a qualidade mantém-se. Isto porque quem vai dar uma “voltinha no Bugatti”, nome que remonta para o famoso carro de luxo, dificilmente sai sem vontade de voltar outra vez.
No restaurante, encontrará, essencialmente, snacks. Desde cachorros, a pregos, a hambúrgueres, são várias as opções para refeições deste género, no entanto, uma coisa é certa: o grande ex-libris é a francesinha.
Como aponta o responsável pelo restaurante, a qualidade das francesinhas que se confecionam no Bugatti já valeu múltiplos prémios a um destino de eleição para todos aqueles que gostam de comer bem, no centro da cidade do Porto.
Posto isto, a questão que se coloca é: se há tantos sítios a fazer francesinhas, qual é o motivo de as do Bugatti Caffe terem alguma coisa de especial? A resposta é muito simples e o dono do estabelecimento que o diga. De acordo com o próprio, o segredo está em ser fiel à receita original, “tal como se fazia nos anos 80 e 90”, a juntar ao “ambiente familiar e alegre”, que o farão, certamente, sentir-se em casa.
Nessa casa, há lugar para 67 pessoas de cada vez: 58 sentadas à mesa e 9 sentadas ao balcão. No que toca a planos para o futuro, e como dizem os mais religiosos, esse “só a Deus pertence”, no entanto o proprietário refere que estes passam por “melhorar” e “preservar” um local ímpar na gastronomia local do Porto.
Posto isto, o objetivo é simples: “manter o Bugatti Caffe como aquele restaurante/café típico da cidade do Porto, que junta família e amigos, para desfrutar de um boa francesinha, no bom ambiente típico da cidade”.
Assim sendo, fica feito o convite: se andar com desejos de comer Francesinha, o Bugatti Caffe é, independentemente da ocasião, a solução ideal.
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 07h30 à 00h00
Bugatti Caffe
Rua da Constituição 758, Porto
Contacto: 225 020 144