PUB
Recheio 2024 Institucional

Brinquedos usados dão vida à nova obra de Bordalo II

Brinquedos usados dão vida à nova obra de Bordalo II

Quem passar pela Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, vai ser surpreendido com a nova obra de Bordalo II, com quatro metros de altura e repleta de cor. “Musaranho”, do artista plástico português, é inaugurada na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, pelas 15h00.

A criação artística faz parte da série “Big Trash Animals”, que consiste em retratos de animais feitos com aquilo que os destrói. Neste caso, a peça foi elaborada com recurso a mais de mil brinquedos “velhos e estragados”, que foram doados por crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho.

“Como este projeto teve uma forte participação das crianças, fez todo o sentido escolher um animal pequenino, enérgico e divertido [o musaranho], tal como elas. Pela sua aparência redondinha e cara peculiar, acreditamos que as crianças vão gostar bastante desta figura pequena agora transformada em escultura enorme – tal como elas, que também estão a crescer e um dia se tornarão grandes”, salientou o artista, citado em nota divulgada pela autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De referir que Artur Bordalo é neto do artista plástico Real Bordalo, tendo escolhido, em homenagem às suas raízes artísticas familiares, o nome de Bordalo II. As suas produções artísticas destacam-se pelo “uso do lixo das ruas”, nomeadamente plástico, metal e materiais eletrónicos. A escolha destes materiais é a forma de Artur Bordalo alertar para o desperdício, o materialismo, o consumismo e a necessidade urgente de sustentabilidade.

Foto: Município de Famalicão

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem