Revista Sabe Bem 70 - PD

Braga eleita “Melhor Destino Europeu 2021”. Turismo do Porto e Norte já felicitou a cidade.

Braga eleita

A cidade de Braga acaba de ser eleita o “Melhor Destino Europeu” para visitar em 2021 pela “European Best Destinations”, organização sediada em Bruxelas que promove a cultura e o turismo na Europa. 

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, considera que este é “o coroar de um inquestionável trabalho de afirmação internacional da marca Braga”, reconhecendo que a distinção “certamente terá reflexos extremamente positivos no turismo e na economia local, regional e nacional durante os próximos anos”. 

Com a mesma “satisfação” recebeu a notícia Luís Pedro Martins, que, em comunicado, disse acreditar ser assim que “a região mantém bem viva a sua notoriedade e assegura a sua posição, muito privilegiada, na preferência dos turistas nacionais e internacionais”.  

De acordo com o presidente do Turismo do Porto e Norte, este tipo de distinções “permitem acreditar que no pós-pandemia o destino Porto e Norte voltará muito rapidamente ao lugar que já tinha conquistado no panorama do turismo mundial”. 

A cidade eleita, que, em 2019, já tinha sido considerada o segundo “Melhor Destino Europeu”, conseguiu um total de 109.902 votos, 72% dos quais referentes a participantes fora do território nacional. 

Em segundo lugar ficou Roma, em Itália. Entre as cidades candidatas ao título, estavam ainda Paris, Viena, Florença, Capri e Capadócia. 

Braga era o único destino nacional nomeado para receber esta distinção, à semelhança do que aconteceu em 2019. A organização tinha colocado a cidade entre os finalistas por ser um dos destinos europeus com “maior crescimento turístico na Europa, assim como ter sido uma cidade que rapidamente implementou diversas medidas de saúde pública para proteger a sua população contra a pandemia de covid-19”, recorda o TPN.  

A estes fatores juntaram-se ainda o “desenvolvimento sustentável do turismo em Braga e a distinção, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa”. 

Entre as principais riquezas da cidade, destaque para o Santuário do Bom Jesus, recentemente elevado à categoria de Património Mundial da Humanidade pela Unesco, e o Mosteiro de Tibães, casa-mãe dos beneditinos. O destino é ainda reconhecido internacionalmente pela sua gastronomia, pela força da sua universidade e por ser porta de entrada para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli