PUB
Recheio 2024 Institucional

Braga é candidata a Capital Verde Europeia em 2026

Braga é candidata a Capital Verde Europeia em 2026

Braga está na disputa para ser Capital Verde Europeia em 2026, competindo com outras oito cidades europeias. Este título é concedido pela Comissão Europeia com o intuito de premiar cidades que se destacam em sustentabilidade ambiental.

De acordo com o Porto Canal, Altino Bessa, vereador do Ambiente, destacou que a candidatura de Braga valoriza os avanços na eficiência energética, nas áreas verdes, nos serviços ambientais, na mobilidade sustentável e na qualidade de vida.

A candidatura, sob o lema “Tudo se reduz à natureza”, aborda temas como qualidade do ar, gestão da água, biodiversidade, uso sustentável do solo, gestão de resíduos, economia circular, controlo de ruído e estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que esta candidatura é um convite para que todos os cidadãos participem na construção de uma cidade mais sustentável. Segundo o próprio, este esforço reflete o compromisso contínuo de Braga em promover práticas sustentáveis e inovadoras para um futuro mais verde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além de Braga, Guimarães também está na lista de concorrentes, destacando-se pelos seus padrões de sustentabilidade ambiental, social e económica. As três cidades finalistas serão anunciadas em julho, e a vencedora receberá um prémio de 600 mil euros. A cidade vencedora sucederá a Valência, atual Capital Verde Europeia, e Vilnius, na Lituânia, que será a capital verde em 2025.

Altino Bessa ressaltou o orgulho e a importância desta nomeação para Braga, afirmando que a inclusão na lista já é uma demonstração de que a cidade está no caminho certo em termos de sustentabilidade.

As outras cidades concorrentes incluem Brasov (Roménia), Córdoba (Espanha), Heilbronn (Alemãnha), Klagenfurt on Lake Wörthersee (Áustria), Linz (Áustria), Riga (Letónia) e Rybnik (Polónia). Até agora, Lisboa é a única cidade portuguesa a ter recebido este título, em 2020.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz