O jornal britânico The Guardian elegeu o bairro do Bonfim, no Porto, como um dos dez mais cool da Europa. A localização, o ambiente e a gastronomia são alguns dos pontos em destaque.
O artigo destaca os preços baixos do imobiliário na zona do Bonfim, que contrastam com os praticados no centro da cidade, e o surgimento de um espírito jovem e criativo, impulsionado pelos novos negócios.
“Está a uma caminhada de 20 minutos da baixa e perto das estradas principais: o principal terminal de autocarro e a estação de comboios são à porta e há uma linha de metro para o aeroporto”, lê-se ainda na peça.
O guia refere ainda as lojas cool independentes, a maior parte localizadas na Rua de Santo Ildefonso, como a livraria Inc., a loja Patch ou a Queijaria Amaral. “O facto de estar próximo da Faculdade de Artes do Porto dá-lhe um cenário artístico muito ativo”, acrescenta, salientando algumas galerias, como a Senhora Presidenta, a Lehmann + Silva e a Salut au Monde!.
O jornal britânico elogia ainda as vistas sobre o Rio Douro a partir dos jardins do Parque de Nova Sintra.
No que diz respeito à gastronomia, o artigo sugere uma visita ao Madureira’s, à Casa Aleixo ou à Casa Guedes, bem como algumas novidades como o Pedro Limão ou a Combi.
Myhomeinporto ou o Cocorico são as “guest houses” sugeridas pelo The Guardian.
Para além do Bonfim, a lista contempla mais nove locais: Järntorget and Långgatorna, em Gotemburgo (Suécia), o quarteirão universitário de Bruxelas (Bélgica), El Cabanyal, em Valencia (Espanha), Neukölln, em Berlim (Alemanha), Powiśle, em Varsóvia (Polónia), Holešovice, em Praga (República Checa), Ostiense, em Roma (Itália), Dorćol, em Belgrado (Sérbia) e o Quartier de la Réunion, em Paris (França).
Foto: Junta de Freguesia do Bonfim