Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Bombeiros Sapadores de Gaia celebram 183 anos

Bombeiros Sapadores de Gaia celebram 183 anos

Na passada quarta-feira, 4 de maio, celebrou-se no quartel dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, o Dia da Unidade.

Os Sapadores comemoram 183 anos de existência e estiveram presentes bombeiros aposentados, bombeiros no ativo e recrutas, simbolizando o passado, presente e futuro. Juntos no mesmo espaço celebraram o percurso feito até ao momento com o merecido apoio do executivo municipal, que não faltou às celebrações.

O comandante interino dos Bombeiros Sapadores de Gaia, José Viana, foi quem abriu os festejos com um discurso onde relembrou onde tudo começou, em 1839 com a formação da Companhia de Incêndios, pela rainha D. Maria II. “É graças a vocês que este Corpo de Bombeiros tem um passado rico e respeitado, um presente condigno e um futuro próspero e brilhante. Deixaram-nos uma grande responsabilidade”, mencionou.

Do passado ao presente, o comandante fez um balanço do último ano, revelando que realizaram 6.592 operações de proteção e socorro, com destaque para incêndios urbanos (253), acidentes rodoviários (209), incêndios rurais (119), incêndios industriais (38) e salvamentos aquáticos (14), incluindo o apoio à população no âmbito social, nos postos de vacinação, entre outros. 

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, ao discursar elogiou todo o percurso realizado nestes 183 anos de atividade, mencionando porém os desafios que têm pela frente e deixando uma especial e emotiva mensagem de agradecimento aos Bombeiros Sapadores de Gaia: “é com o mesmo espírito de compromisso com que há 183 anos tudo isto começou que o executivo municipal tudo fará, não para continuar a aumentar o investimento ou o número de recrutas, mas para criar as bases para nunca alguém ter condições para questionar a existência dos Sapadores em Vila Nova de Gaia”.

“Vocês têm uma enorme responsabilidade, são a menina dos olhos da Câmara Municipal, vocês têm um trabalho extraordinário todos os dias para desenvolver, vocês são a imagem do Município. Vocês são o passado, o presente e o futuro. Vocês representam a geração de confiança que os cidadãos têm nas instituições, e os cidadãos precisam de ter confiança nas instituições, nos seus políticos, nos seus trabalhadores”, realçou ainda. O presidente da autarquia mostrou incentivo aos presentes continuando a sua mensagem: “que cada um de vós cumpra o seu sonho de vida ao serviço dos outros e essa é, talvez, a mais nobre tarefa que qualquer um de nós pode ter: trabalhar e lutar, percebendo que ao serviço dos outros melhoramos a vida dos outros”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem