PUB
CMPorto

Bombeiros do Porto e a tecnologia: uma aposta forte em nome da população

Bombeiros do Porto e a tecnologia: uma aposta forte em nome da população

É impossível questionar a importância dos bombeiros na sociedade, enquanto agente protetor da população. De forma a continuar a ser uma referência, o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) está a aumentar os seus recursos tecnológicos.

De acordo com a Câmara do Porto, o RSB tem 80 viaturas e 340 operacionais. Destes, alguns equipamentos são altamente evoluídos e únicos em Portugal. Um exemplo disso é o “Hazmat”: um aparelho que tem uma biblioteca digital que faz a leitura de até 10.000 substâncias perigosas.

“Não são as valências que, normalmente, temos mais ocorrências, mas é o que nos difere de outros corpos de bombeiros e de outros agentes de proteção civil”, explica o comandante dos Sapadores do Porto, Carlos Marques (via Câmara do Porto).

Ao que consta, os RSB têm vários recursos em áreas de intervenção bastante diferentes. Desde drones subaquáticos, a ferramentas em berílio, os bombeiros portuenses têm visto a sua frota evoluir cada vez mais, nos últimos tempos.

Os bombeiros possuem drones aéreos e aquáticos

Como refere a mesma fonte de informação, a intervenção que mais se destaca é a de acidentes com matérias perigosas: o chamado “Hazmat”. Nesse tipo de ações, os bombeiros possuem um radiómetro que ajuda a detetar gases e a proteger, assim como material de proteção respiratória.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os bombeiros também têm membros de “quatro patas” que ajudam em algumas situações. No entanto, para além dos cães, os drones anteriormente referidos funcionam em meio aéreo e aquático. Isto permite ter imagens sem que, para isso, sejam enviados diretamente para o perigo.

“Antes dos drones tínhamos de ir com alguém ao local. Num incêndio no topo de um edifício, por exemplo, em vez de ir uma pessoa arriscar a vida, com o drone conseguimos rapidamente ter uma imagem do que se passa e decidir” – refere Carlos Marques.

Ao longo dos anos, são vários os prémios que os Sapadores Bombeiros do Porto têm vindo a ganhar. Neste momento, a equipa contra cerca de 380 membros.

Fotografia: Guilherme Costa Oliveira Porto Ponto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce