PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Bombarda prepara-se para “respirar” arte, em tarde de oficinas, exposições e muito mais

Bombarda prepara-se para

O próximo sábado, dia 16 de março, fica marcado pelas novas exposições e coleções que vão chegar ao “Quarteirão das Artes”, na Rua de Miguel Bombarda. Os eventos contarão, ainda, com um DJ set e visitas guiadas.

No dia 16, poderá almoçar tranquilamente, já que as atividades começam por volta das 16h e acabam às 20h. Trata-se do segundo ciclo do ano das Inaugurações Simultâneas, que conta com o apoio da Ágora, empresa municipal.

Tal como refere o portal de notícias da Câmara do Porto, a participação é gratuita e a proposta é simples: convidar os visitantes “a observar, a escutar e a criar em coletivo”. Posto isto, poderá ser do seu interesse participar na oficina “Jornal Bombarda”.

A oficina em questão é dedicada a ilustração e colagem, sendo que ocorre na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua da Boa Nova. A oferta em questão é aberta a todas as idades e contará com a orientação de Helena Rocio Janeiro, artista brasileira, que trabalha e habita no quarteirão de Bombarda.

Para além disso, há atividades a pensar, exclusivamente, nos mais novos. No mesmo sítio, existirá uma oficina de pintura destinada a crianças (com mais de seis anos), em que o tema de destaque são “As flores”, com base na obra de Andy Warhol. Visto que está a chegar a primavera, parece um tema pertinente, certo?

A iniciativa em questão será levada a cabo por Mariana de Castro, que é uma professora, curadora e artista nascida no Porto. Contudo, importa fazer dois apontamentos: o primeiro é que, para inscrever as crianças neste evento, terá de enviar e-mail para [email protected]; o segundo é que as vagas são limitadas. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Sendo assim, estamos prontos para atravessar a rua, até ao cruzamento com Cedofeita, onde acontecerá uma oficina de técnicas de impressão, artes gráficas e serigráficas. Esta chama-se “Cravo Bombarda” e é orientada pelo artista Diogo Machado, pertencente ao projeto Ser Silvestre. De acordo com a mesma fonte de informação, os participantes terão a oportunidade de levar consigo um “Cravo de Bombarda” intervencionado.

Como evento que é evento precisa de música, importa ainda referir que entre as 16h30 e as 18h, irá haver um concerto no Largo da Maternidade Júlio Dinis. A atuação terá as suas raízes brasileiras bem vincadas, através da performance do Clube do Choro Porto.

Em palco, estarão presentes instrumentos típicos deste tipo de música. Posto isto, resta apresentar os intérpretes que prometem encantar os seus ouvidos com as bonitas melodias do nosso país irmão. O grupo é composto por Chico Bastos (flauta e cavaquinho), Felipe Bastos (pandeiro), Saulo Giovannini (vibrafone), Beatriz Stutz (clarinete), Lucas de Campos (guitarra) e Caio Martins (guitarra de sete cordas e bandolim).

Como se tudo isso não bastasse, ainda há lugar a duas visitas guiadas “por algumas das galerias que integram o evento” (via Câmara do Porto). Estas serão dirigidas por estudantes de Artes Visuais da ESE (Escola Superior de Educação). 

Nunca é demais lembrar que todo o evento é gratuito. No caso de pretender inscrever-se nas visitas, poderá fazê-lo ao enviar um e-mail para [email protected] até às 13h de 15 de março, sexta-feira. Se enviar, deve indicar o nome e o horário que pretende (16 – 17 horas ou 17h30 – 18h30).

Fotografia: pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem