PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Bombarda enche-se de atividades e animação cultural. Está aí mais uma edição das Inaugurações Simultâneas

Bombarda enche-se de atividades e animação cultural. Está aí mais uma edição das Inaugurações Simultâneas

As Inaugurações Simultâneas em Bombarda são já uma tradição na cidade do Porto. Em quadra festiva, o certame vai voltar a animar o quarteirão, com muita música, oficinas criativas, uma mostra de edições alternativas, publicações próprias e independentes com curadoria da “Zine Fest PT”, a apresentação da terceira edição da “Aguça” e ainda um espetáculo itinerante.

Tudo acontece este sábado, 16 de dezembro, entre as 15h00 e as 19h00, e, segundo adianta a empresa municipal Ágora, a participação nas atividades é livre e não requer inscrição prévia.

Será possível divertir-se ao som do DJ set Pimbaú, precisamente na zona pedonal que cruza com a Rua da Boa Nova, assim como participar na oficina “massajar a imaginação”, da ilustradora Catarina Gomes. O objetivo, explica, é “descobrir vários tipos de desenhos através de exercícios desafiantes e criativos”.

Já por Bombarda e pelo Largo da Maternidade de Júlio Dinis, um grupo musical de palhaços vão interpretar temas de 1910 e 1920, num espetáculo itinerante denominado “Orquestrina” assinado pela Seistopeia. 

Do programa fazem ainda parte a oficina de ilustração e colagem “Cortes e recortes, liberdade para imaginar um planeta novo”, orientada por Bárbara R, uma mostra de edições alternativas, artefactos da cultura do “faça você mesmo”, publicações próprias e independentes assim como as oficinas “Desenhar com Linha” e “Árvore Bombástica”, orientadas, respetivamente, pela artista visual Paula raft e pela designer de estamparia Thaís Mendonça.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ainda na Rua de Miguel Bombarda, o público será convidado a participar numa conversa informal, moderada pela coordenadora editorial Inês Caldas (Incalma), a propósito da apresentação do terceiro número da “Aguça“, publicação independente dedicada à ilustração e às artes gráficas e que, nesta edição, parte da palavra “fobias”, para refletir sobre o medo, a contaminação e o preconceito — dentro e fora dos limites do desenho”, avança a Ágora.

Nesta edição, a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos pretende “transformar duas árvores públicas num espetáculo de luzes, cores e criatividade alusivo à época natalícia”, convidando a comunidade a participar na iniciativa.

A próxima edição das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda – Porto Art District regressa a 20 de janeiro. 

Foto: Guilherme Costa Oliveira e Andreia Merca

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil