PUB
PD - Revista Sabe Bem

Boas notícias! Três novas oportunidades para ver Spiritus, o concerto imersivo dos Clérigos

Boas notícias! Três novas oportunidades para ver Spiritus, o concerto imersivo dos Clérigos

Nesta época festiva, há uma oportunidade imperdível para apreciar uma experiência musical única no coração histórico do Porto. O evento intitulado “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music” marca o primeiro ciclo de concertos imersivos na Igreja dos Clérigos. Essa experiência inovadora combina a interpretação ao vivo de melodias clássicas e contemporâneas, o uso da tecnologia de video mapping e a impressionante arquitetura projetada por Nicolau Nasoni.

O espetáculo promete proporcionar uma vivência singular tanto para os residentes locais quanto para os visitantes da cidade, durante os meses de dezembro e janeiro. Devido à grande adesão observada durante a estreia em 23 de novembro e às reações entusiásticas ao espetáculo, o ciclo de concertos foi ampliado com a inclusão de três novas datas. Além dos eventos já programados para 15 e 21 de dezembro, o espetáculo estará disponível nos dias 22 e 23 de dezembro de 2023, encerrando o ciclo em 4 de janeiro de 2024.

Edoardo Canessa, Produtor Executivo do espetáculo, considera que “se Spiritus veio proporcionar uma vivência totalmente inédita de um dos monumentos mais importantes do país, este ciclo acrescenta uma nova camada de imponência e emotividade à experiência. O programa musical foi cuidadosamente pensado para conduzir o púbico num momento de contemplação e deslumbramento, onde música, arquitetura e poesia visual se unem e movimentam em perfeita harmonia. Esta iniciativa é demonstrativa das inúmeras possibilidades que resultam da utilização dos recursos do futuro, como a tecnologia, para celebrar e exaltar o incomparável património histórico do nosso país.”

António Tavares, diretor executivo da Irmandade dos Clérigos, destaca a “experiência notável proporcionada no interior de uma Igreja reconhecida no panorama da arquitetura e da arte internacionais, local de culto, mas também de diversificação de correntes culturais e de manifestações artísticas, onde queremos convidar todos, todos, todos, a participarem e a virem conhecer. Este ciclo musical enquadra-se na estratégia de dinamização da programação cultural da Torre dos Clérigos, e é já um sucesso como se pode confirmar. O reforço de datas, com três concertos adicionais, é o resultado da imponência do espetáculo e da visibilidade cultural muito reforçada nos últimos anos”, reforça António Tavares, explicando ainda que “ao longo destes últimos 10 anos, foram muitos os concertos que produzimos e recebemos, com grandes orquestras e grandes músicos do panorama nacional e internacional. Os ‘Clérigos Immersive Concert’ são um sonho concretizado e uma felicidade enorme saber que são extremamente procurados e apreciados. O que nos motiva a prosseguir e a (re)inventarmo-nos”.

Partindo do conceito envolvente de Spiritus, o espetáculo multimédia que conferiu à Igreja dos Clérigos o título de “Local Mais Notável” do Mundo nos Remarkable Venue Awards 2023, o ciclo de concertos conduz a audiência por uma emocionante jornada audiovisual. Este espetáculo é liderado por um notável quarteto composto por Fabiana Pereira Magalhães (voz), Rui Soares (órgão de tubos), Fernando Cruz (órgão de tubos) e Rogério Monteiro (violino).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Dentro do templo, composições como a “Aria da Suite Nº3 em Ré maior”, de Johann Sebastian Bach, “In furore iustissimae irae, Alleluia”, de Antonio Vivaldi, “Chevaliers De Sangreal”, de Hans Zimmer, e “Ave Maria”, de William Gomez, preenchem todo o espaço. Essas performances são acompanhadas pela projeção envolvente a 360º de Spiritus nas paredes, na cúpula e no imponente altar-mor.

O evento intitulado “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music” é uma colaboração entre o ateliê criativo OCUBO da Irmandade dos Clérigos, sendo recomendado para maiores de 12 anos. 

Os bilhetes podem ser adquiridos através da plataforma www.spiritusporto.com ou diretamente na bilheteira local.

Foto: Clérigos Immersive Concert Spiritus of Classical Music / Divulgação

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile