PUB
CMPorto

Boas notícias! Ir ao Museu já é gratuito, aos domingos e feriados (saiba mais)

Boas notícias! Ir ao Museu já é gratuito, aos domingos e feriados (saiba mais)

Esta sexta-feira, para além de marcar o início do mês de setembro, é um dia importante para a Cultura, não só no Porto como no resto do país. A partir de 1 de setembro, entrar em museus, monumentos e palácios estatais será gratuito, aos domingos e feriados, para quem habite em Portugal.

Na base desta alteração que faz com que os cidadãos portugueses tenham um maior acesso à Cultura, o Governo refere que um grande motivo por detrás da medida em questão está relacionado com o “crescimento da atividade turística, em função da qual se diversificou a oferta cultural nos últimos anos, quer da introdução do canal de venda ‘online’, com a aquisição, em 2021, do novo sistema de bilhética” (via Porto Canal).

Antes desta nova medida, a entrada neste tipo de espaços culturais já era gratuita aos domingos e feriados. No entanto, o tempo disponível para visita era substancialmente menor, na medida em que só era possível até às 14h, enquanto, a partir de agora, será possível durante o dia todo.

Para além disso, destaca-se, também, que o acesso a Museus, Monumentos e Palácios será 100% gratuito a crianças e jovens que não tenham idade superior a 12 anos. Assim, estes poderão visitar estes espaços sem qualquer custo, não só aos domingos e feriados, mas em qualquer dia da semana, durante o ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo refere o Porto Canal, para além dos visitantes “sub-12”, a iniciativa permite visita livre a “visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia, investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções, professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados em visita de estudo, e grupos com comprovada carência económica”, sem nunca esquecer antigos combatentes ou visitantes com incapacidades iguais ou superiores a 60%..

Em relação a descontos, nada de novo a acrescentar, na medida em que tudo se mantém como já era antes. Os visitantes que tenham mais do que 65 anos, poderão aceder aos espaços culturais do Estado, por apenas metade do preço original. Tal condição é, também, válida para quem tenha entre 13 e 24 anos.

Para além disso, a par das novas alterações associadas à entrada em Museus, Monumentos e Palácios do Estado, pode ler-se num documento governamental, emitido a 27 de julho, que “há a criação de uma tabela de preços própria para as exposições temporárias e foi feita a fusão, numa única tipologia, dos bilhetes com desconto de Cartão Jovem e Cartão de Estudante e dos bilhetes Família e Família Numerosa” (via Porto Canal).

Foto: Fundação de Serralves (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce