PUB
Junta da Galiza

Blini

Blini

Criado em 2015, com o objetivo de conquistar a estrela Michelin, o Blini foi obrigado a mudar de foco com o surgimento da pandemia de covid-19. Tal como nos revela o responsável José Barros, este estabelecimento, à semelhança de tantos outros, “sofreu uma queda no negócio”.

“De repente perdemos o cliente estrangeiro que procura uma experiência gastronómica de topo e tivemos de pensar num outro posicionamento. Mudamos então a carta, os valores e queremos chegar a um público nacional que tenha orgulho nas suas raízes. Desta forma, permitimos a todos que possam provar comida de autor do chefe Cordeiro, com 3 estrelas Michelin”, explica.

O Blini distingue-se não só pela sua vista deslumbrante sobre o Rio Douro e cidade do Porto, mas também pelas iguarias servidas. Do menu fazem parte algumas tapas como moelas estufadas, alheira grelhada com batata frita e ovo estrelado, salada de polvo ou tábuas de queijos e enchidos.

Os vários pratos de arroz português (de lavagante, peixe e marisco, de bacalhau, de polvo com pimentos e tomate, ou cabidela) estão entre os grandes destaques do local. Aqui existe também a possibilidade de provar as bochechas de porco ibérico confitadas em vinho tinto acompanhas por xerem de ameijoas à bulhão pato; medalhões de novilho na frigideira com batata a murro e legumes do dia; bacalhau à brás do Blini; ou açorda de peixe e camarão com tomate, ovo e coentros.

As sobremesas também refletem a tradição aliada à alta qualidade e experiência. “Estas são elaboradas por uma das primeiras pasteleiras portuguesas com curso e com quase 40 anos de experiência em pastelaria”, afirma José Barros.

No que toca ao pratos mais pedidos pelos clientes o responsável refere “a sopa de Peixe, o filete de robalo, medalhões de novilho, a açorda de camarão, arroz de peixe e marisco, o leite creme assado no forno e a tarte de maçã”.

O responsável indica que nesta fase alargaram o horário de funcionamento e possuem “um novo aproveitamento da esplanada que, principalmente agora com os dias mais quentes, permite uma experiência mais leve e descomprometida”.

Atualmente a sala do Blini tem capacidade para 70 lugares.

Horário de funcionamento: Das 12h30 às 23h00.

Blini
Rua General Torres 344, Vila Nova de Gaia
Contacto 224 055 306

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce