PUB
Philips S9000

Bienal de Arte e Tecnologia regressa a Braga

Bienal de Arte e Tecnologia regressa a Braga

A Bienal de Arte e Tecnologia INDEX está de regresso a Braga, de 9 a 19 de Maio, com o tema “Coexistência”. Este evento propõe uma reflexão sobre a interação entre arte e tecnologia, destacando o papel da tecnologia como ferramenta para promover valores como democracia, liberdade, ética e respeito pelo humano e pelo não-humano.

O programa, dirigido por Luís Fernandes, conta com cerca de 50 propostas artísticas contemporâneas distribuídas por locais como o Theatro Circo, gnration, Mosteiro de Tibães, Museu Nogueira da Silva e Galeria do Paço – Reitoria da Universidade do Minho. Destaque para artistas como Ryoji Ikeda, Lawrence Abu Hamdan, Synspecies, Kode9, Evita Manji e dmstfctn, que apresentarão performances, conferências e espetáculos audiovisuais.

Além das exposições e performances, estão programadas conferências e debates com especialistas internacionais sobre questões como a integração da inteligência artificial na sociedade e os desafios políticos das tecnologias atuais. Esta edição da Bienal também celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril, explorando a arte, a imaginação e a ficção como formas de resistência e revolução ideológica.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A direção artística do INDEX destaca a importância de refletir sobre o conceito de liberdade na atualidade e o papel crucial que a tecnologia desempenha nessa definição. Com a temática da “Coexistência”, pretende-se alargar o entendimento da liberdade, promovendo o diálogo e a reflexão sobre os desafios contemporâneos.

A Bienal de Arte e Tecnologia INDEX é uma iniciativa da Braga Media Arts, com o apoio do Município de Braga e promovida pela empresa municipal Teatro Circo de Braga EM SA. Após a estreia em 2022, o evento mantém o seu compromisso de explorar as relações entre arte e tecnologia, incentivando o debate e a prática nessas áreas em constante evolução.

Fotografia: pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem