Sogrape

Bibliotecas de Matosinhos entregam livros ao domicílio

Bibliotecas de Matosinhos entregam livros ao domicílio

Numa altura em que milhares de portugueses estão confinados e a necessitar de ocupar as suas horas livres, Matosinhos volta a destacar-se com uma iniciativa inovadora e bastante apreciada nos dias que correm. 

As Bibliotecas Municipais, que estão, atualmente, com um volume de mais de 100 empréstimos diários, disponibilizam, agora, um serviço de empréstimo de livros ao domicílio, com entrega em todo o concelho. 

O município acredita que a leitura e a companhia dos livros podem ser determinantes para a saúde mental e emocional de muitos pessoas, sobretudo nesta altura em que o país atravessa o segundo confinamento desde o início da pandemia. 

Os leitores inscritos nas bibliotecas municipais devem consultar o catálogo online e verificar a disponibilidade dos títulos pretendidos. Posteriormente, devem contactar telefonicamente – 22 939 0950 – ou por e-mail – [email protected]) – a biblioteca e aguardar o empréstimo, que acontece de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h00. 

Os livros são entregues “dentro de embalagens de plástico” e quando finda o prazo de requisição são recolhidos e ficam em quarentena durante 48 horas “em locais destinados para o efeito”. 

Fernando Rocha, vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, assegura que todas as questões de higiene e segurança estão a ser salvaguardadas, “incluindo a desinfeção periódica das viaturas de entrega dos livros”. Um esforço que, acredita, “compensa largamente” tendo em conta o efeito positivo que poderá ter nos munícipes.

As Bibliotecas Municipais de Matosinhos vão ainda disponibilizar aos seus leitores acesso gratuito a mais de 7.700 dos principais jornais e revistas nacionais e internacionais através da plataforma digital PressReader, que disponibiliza o acesso direto e integral a publicações de mais de 150 países, em mais de 60 línguas. 

Todas as informações a propósito da instalação da aplicação e respetiva inscrição estão disponíveis na página oficial da autarquia.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes