PUB
CIN - Branco Perfeito

Biblioteca Digital Eugénio de Andrade é inaugurada esta sexta-feira

Biblioteca Digital Eugénio de Andrade é inaugurada esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 19 de janeiro, dia do nascimento de Eugénio de Andrade, será inaugurada a primeira versão da Biblioteca Digital dedicada ao poeta, que contará com mais de 400 poemas, datiloescritos, manuscritos, fotografias, postais, livros e objetos da sua coleção pessoal. A apresentação da plataforma decorrerá na casa onde o autor viveu, dando lugar à Casa da Poesia Eugénio de Andrade (antiga Fundação do poeta, no Passeio Alegre).

“Os espólios do poeta Eugénio de Andrade, na posse dos municípios do Fundão e Porto, são disponibilizados numa plataforma digital própria a partir desta sexta-feira. A apresentação acontece na casa onde o autor viveu no Porto, futuro polo da Biblioteca Errante enquanto Casa da Poesia Eugénio de Andrade. Com o lançamento da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, são agora seis os núcleos do projeto Biblioteca Errante”, anuncia a autarquia.

O programa de celebração do centenário do nascimento do autor (19 de janeiro de 1923, Fundão), que decorreu em 2023, culminou na assinatura do Contrato Interadministrativo de Cooperação entre os municípios do Porto e do Fundão, o que proporcionou o “desenvolvimento de ações conjuntas” para a criação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Depois de tratados, os espólios são agora “disponibilizados numa plataforma digital que soma mais de 400 entradas, entre poemas, datiloescritos, manuscritos, fotografias, postais, livros, desenhos, documentos” e objetos da coleção pessoal do autor.

Sob a alçada do Museu e Bibliotecas do Porto, a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade quer “ser mais um passo na democratização do campo de conhecimento em torno do poeta, defendendo e valorizando a vida e obra” do escritor da célebre obra “As Mãos e os Frutos”.

Foto: DR / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile