Recheio 2023

Biblioteca Almeida Garrett recheada de atividades para miúdos e graúdos

Biblioteca Almeida Garrett recheada de atividades para miúdos e graúdos

Janeiro é sinónimo de novas atividades tanto para o público infantil e juvenil como para o público mais adulto. No centro da programação deste mês está a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, “com mais de uma mão-cheia de opções para todos os públicos e faixas etárias”.

Sábados a Contar

A primeira proposta tem lugar já no próximo sábado, dia 7, dirigida a crianças dos 3 aos 6 anos. A atividade prevê duas sessões: 11h e 15h30, dedicadas a «Babuska», de Sandra Ann Horn.

O ciclo regressa no dia 21 de janeiro, novamente às 11h e 15h30, desta vez com «Obrigado – Uma História de Vizinhos», de Rocio Bonilla. A participação é gratuita, mas a lotação é limitada. A inscrição prévia é obrigatória.

Ler “Os Lusíadas”

Nas segundas-feiras de janeiro decorrem, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, as sessões do curso breve sobre «Os Lusíadas», promovido pelo Museu da Cidade.

São quatro sessões, marcadas para os dias 9, 16, 23, e 30, das 18h às 20h. Cada sessão será dedicada à leitura e análise de um canto da mais conhecida obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje.

As inscrições estão abertas até esta sexta-feira e podem ser feitas online.

Clube da Saúde

Enquadrado no projeto municipal de promoção de literacia em saúde, o Clube da Saúde regressa com uma sessão dedicada ao tema «Sorriso saudável».

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe a atividade, marcada para as 16h de dia 10 de janeiro.

Contos Contemporâneos

O clube de leitura dedicado aos Contos Contemporâneos vai debruçar-se sobre as obras «O assassinato de Margaret Thatcher» de Hilary Mantel, no dia 12 de janeiro, às 18h30, e «Enquanto elas dormem», de Javier Marías, a 26 de janeiro, às 18h30. É necessário fazer inscrição.

Ler antes de Ler

Para crianças dos 18 aos 36 meses, a atividade «Ler antes de Ler» traz sessões de contos para bebés com Cândida da Luz. «Bebés aventureiros viajam nas Rotas do Luar» é o mote da iniciativa, com duas sessões no dia 14 de janeiro, pelas 11h e 15h.

De participação gratuita, a atividade requer inscrição prévia obrigatória. A lotação é limitada, com participação sujeita a confirmação.

Celebrar Agustina

No contexto do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe mais uma sessão do ciclo «Leitores de Agustina», que visa promover a leitura dos seus livros.

Às 17h do dia 21 de janeiro, Lídia Jorge apresenta «A ronda da noite», o último livro de Agustina; e Pedro Mexia, autor do prefácio da recente reedição do livro «Os meninos de ouro» também marcará presença. A entrada é livre, sujeita à capacidade do auditório.

Pecados à tardinha

Dando continuidade à programação que teve início no final de 2022, o ciclo de conversas «Sete Pecados à Tardinha» regressa no dia 25 de janeiro, às 18h, para a terceira sessão.

Os convidados Ana Bárbara Pedrosa e José Milhazes abordam o pecado da Ira. Nuno Camarneiro, escritor e docente universitário, é o programador deste ciclo de conversas e será o responsável pela moderação.

As sessões terão a participação de dois convidados e a duração de 90 minutos, aos quais se seguirá um espaço reservado a perguntas do público. A entrada é livre, sujeita à capacidade do auditório.

Liberdade de impressão

No dia 28 de janeiro, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett será o palco da oficina «Liberdade de impressão em gelatina», com Ana Torrie. A atividade é dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos e realiza-se em sessão dupla: às 11h e 15h.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória. A lotação é limitada, com participação sujeita a confirmação.

Mais informações aqui.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem