Até maio do próximo ano, a cidade do Porto vai ser palco de um ciclo de conversas sobre os sete pecados mortais. Em causa está a iniciativa “Sete Pecados à Tardinha”, que vai decorrer sempre na última quarta-feira dos próximos meses, à exceção de dezembro.
De acordo com informação avançada pela Câmara Municipal do Porto, trata-se de um ciclo de conversas que nasce da “vontade de criar um espaço de discussão multidisciplinar e informal em torno do conceito de «pecado»”, que pretende “explorar as suas dimensões simbólicas, históricas, religiosas, culturais, científicas e sociais”.
A primeira sessão na Biblioteca Municipal Almeida Garrett está marcada para o próximo dia 26 de outubro, pelas 18h00, e vai contar com a presença de Carlos Tê e Maria do Rosário Pedreira.
“Partindo dos sete pecados mortais, tais como foram fixados por Tomás de Aquino na sua Summa Theologica – Ira, Avareza, Gula, Luxúria, Preguiça, Soberba e Inveja – o ciclo promoverá uma conversa sobre cada um destes pecados, com a participação de artistas, autores, cientistas, desportistas e outras personagens de relevo na sociedade portuguesa”, detalha a nota divulgada.
Todas as sessões contarão com a participação de dois convidados e terão a duração de 90 minutos. A moderação ficará a cargo de Nuno Camarneiro, programador, escritor e docente universitário.
Posteriormente, o público vai poder intervir num espaço reservado a debate.