PUB
Junta da Galiza

BE questiona Governo sobre encerramento do Hospital Joaquim Urbano

BE questiona Governo sobre encerramento do Hospital Joaquim Urbano
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda pretende saber se o Governo mantém o projeto de desativar o Hospital Joaquim Urbano (HJU), que foi integrado no Centro Hospitalar do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o Bloco de Esquerda, diversos serviços do HJU, unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) especializada em doenças respiratórias e infeciosas, foram já transferidos para as instalações do Hospital de Santo António.
Este encerramento “levanta, pelo menos, três problemas: a salvaguarda do seu património arquitetónico, a garantia de funcionamento do Centro de Terapêutica Combinada (CTC) e a continuação dos seus profissionais, técnicos altamente diferenciados numa área muito específica da saúde”.
“O governo mantém o projeto de desativar o HJU?”, “qual é o calendário de encerramento do HJU?” e “qual o destino das instalações e do terreno onde está construído o HJU que, pela extraordinária localização na cidade, tem um elevadíssimo valor patrimonial e desperta o interesse da especulação imobiliária?”, são algumas das perguntas que fazem parte do requerimento dirigido ao Ministro da Saúde.
O documento questiona ainda se o Governo está a negociar a alienação do terreno e como vão ser preservados os edifícios classificados presentes no espaço do hospital.
Os deputados João Semedo (que já foi presidente da administração do HJU) e Helena Pinto pedem também esclarecimentos sobre como, onde e com quem vai ser garantido o funcionamento do CTC, serviço para assistência e tratamento integrado de toxicodependentes portadores de VIH/sida, tuberculose e outras infeções.
O futuro dos profissionais que trabalham naquela unidade hospitalar é também uma das preocupações: “O governo pode garantir que não dispensa qualquer dos profissionais do HJU?”.
O Hospital Joaquim Urbano foi fundado em 1884, comemorando este ano 130 anos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem