O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto, José Soeiro, defendeu esta segunda-feira a necessidade de apostar em mais apoios e equipamentos públicos para os idosos. O bloquista recordou que a cidade do Porto tem “mais de 50 mil pessoas idosas” para as quais diz não haver uma resposta social eficaz.
“Este grupo tem sido o mais castigado pela política de austeridade, por exemplo com o corte nas pensões e a perda de apoios na compra de medicamentos juntando, a isso, uma menor resposta pública por parte da Segurança Social e a transferência das suas responsabilidades para as instituições da Igreja”, referiu. José Soeiro considera que “tem havido uma ausência de respeito pela diversidade de história e vida das pessoas”. “A resposta social não pode ser promover visitas a Fátima como autarquias e candidatos entendem ser a abordagem”, sustentou. O candidato do BE defendeu, assim, a construção de um tanatório na cidade, para que se respeite o percurso das pessoas na morte. Outras sugestões de José Soeiro passam pela criação de uma rede comunitária para estimular a participação das pessoas mais idosas na sociedade com equipamentos inter-geracionais, mais apoio domiciliário e criação de centros de convívio.
BE quer mais espaços públicos para os idosos no Porto
A criação de uma rede comunitária para estimular a participação das pessoas mais idosas na sociedade com equipamentos inter-geracionais, mais apoio domiciliário e criação de centros de convívio são algumas das propostas de José Soeiro.