CIN - Branco Perfeito

BBC filma documentário no Porto onde o protagonista é a água

BBC filma documentário no Porto onde o protagonista é a água

A plataforma digital utilizada na empresa municipal Águas e Energia do Porto foi alvo de interesse pela emissora britânica BBC que se deslocou à cidade para gravar um documentário.

A equipa da BBC StoryWorks esteve a realizar filmagens na empresa municipal, durante três dias, tendo passado pelos pontos mais emblemáticos da cidade ligados à gestão da água, tais como o Reservatório dos Congregados, a frente marítima e até o novo Parque da Asprela.

A equipa britânica deu especial atenção à plataforma tecnológica de Gestão Integrada da Água do Ciclo Urbano da Água – H2Porto, que consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto, como o abastecimento de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias. Uma das grandes vantagens é permitir obter informação, detetar ocorrências anómalas e fazer gestão remota em tempo real, nomeadamente a das próprias infraestruturas. Este sistema permite prever episódios de poluição e inundação, adaptando simultaneamente equipas e dimensionando redes.

O convite para a presença da BBC na cidade Invicta passou pela Bentley Systems, líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas de design, construção e operações de infraestruturas, a quem foi apresentada a oportunidade de participar numa série de vídeos da emissora britânica sobre a inovação no setor de água e como esta está a ser utilizada para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, da sustentabilidade, da resiliência e da pegada de carbono. Esta série de vídeos documentais será lançada na conferência World Water Congress da International Water Association, em setembro deste ano, em Copenhaga.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem