
Esta iniciativa, integrada também na política de responsabilidade social do Kartódromo Cabo do Mundo, visa proporcionar uma experiência de condução de veículos de competição a jovens do concelho provenientes de famílias socioeconomicamente vulneráveis, captando e potenciando o seu interesse pelo karting.
Por outro lado, permite a estes jovens vivenciar uma “experiência nova, apelativa e capaz de promover a sua integração social”.
A iniciativa não é inédita. “Anteriormente outros oito grupos de crianças e jovens tiveram já o seu batismo de karting, em sessões nas quais participaram destacadas figuras do desporto nacional, como o ex-guarda-redes Helton ou o piloto Tiago Monteiro”, avança a autarquia em comunicado.
A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM) integra a Rede Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade (E2C Europe), constituindo “uma resposta socioeducativa especializada, a tempo inteiro, dirigida a jovens com baixas qualificações, percursos de vida desviantes, inexistência de suporte familiar e social, ausência de projetos profissionais e de vida e, por isso, em risco de exclusão social”. Pretende-se, desta forma, uma bem-sucedida integração em percursos de formação, emprego e cidadania.
Concedendo um papel central à formação vocacional e à construção de projetos de vida, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos combina a aquisição de competências básicas com a formação prática em contextos de trabalho e de utilização de novas tecnologias, recorrendo à educação artística como “instrumento de motivação e de organização das aprendizagens”.
De mencionar que a E2OM comemora este ano o seu 10º aniversário, colaborando com a Câmara Municipal de Matosinhos e com o Governo com vista à criação de uma política pública de redução do abandono precoce, estando em curso o processo da sua integração no sistema público de educação.