PUB
CIN Woodtec

Batismo de karting para alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

Batismo de karting para alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos
Resultando de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a direção daquele equipamento desportivo, doze jovens alunos da Escola da Segunda Oportunidade de Matosinhos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, vão esta quarta-feira, 11 de outubro, poder experimentar as emoções do karting. O batismo está marcado para as 15 horas, no Kartódromo do Cabo do Mundo, em Perafita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta iniciativa, integrada também na política de responsabilidade social do Kartódromo Cabo do Mundo, visa proporcionar uma experiência de condução de veículos de competição a jovens do concelho provenientes de famílias socioeconomicamente vulneráveis, captando e potenciando o seu interesse pelo karting.
Por outro lado,  permite a estes jovens vivenciar uma “experiência nova, apelativa e capaz de promover a sua integração social”.
A iniciativa não é inédita. “Anteriormente outros oito grupos de crianças e jovens tiveram já o seu batismo de karting, em sessões nas quais participaram destacadas figuras do desporto nacional, como o ex-guarda-redes Helton ou o piloto Tiago Monteiro”, avança a autarquia em comunicado.
A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM) integra a Rede Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade (E2C Europe), constituindo “uma resposta socioeducativa especializada, a tempo inteiro, dirigida a jovens com baixas qualificações, percursos de vida desviantes, inexistência de suporte familiar e social, ausência de projetos profissionais e de vida e, por isso, em risco de exclusão social”. Pretende-se, desta forma, uma bem-sucedida integração em percursos de formação, emprego e cidadania.
Concedendo um papel central à formação vocacional e à construção de projetos de vida, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos combina a aquisição de competências básicas com a formação prática em contextos de trabalho e de utilização de novas tecnologias, recorrendo à educação artística como “instrumento de motivação e de organização das aprendizagens”.
De mencionar que a E2OM comemora este ano o seu 10º aniversário, colaborando com a Câmara Municipal de Matosinhos e com o Governo com vista à criação de uma política pública de redução do abandono precoce, estando em curso o processo da sua integração no sistema público de educação.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem