PUB
Recheio 2024 Institucional

Batalha dá lugar a “Novos Encontros do Cinema Português”

Batalha dá lugar a “Novos Encontros do Cinema Português”

Entre os dias 6 e 8 de junho chegam ao Batalha Centro de Cinema os “Novos Encontros do Cinema Português”. A iniciativa, que visa “contribuir para o debate em torno do cinema nacional”, foi apresentada em conferência de imprensa, na passada terça-feira, por Guilherme Blanc, diretor artístico do Batalha Centro de Cinema, Ana Carneiro, presidente do Cineclube do Porto, e Miguel Magalhães, diretor do Gabinete do Presidente e do programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian, que constituem a organização do projeto.

O evento, dedicado à indústria do cinema, vai trazer debates sobre quatro temas “liderados por subcomissários responsáveis pela coordenação de uma investigação e auscultação do meio”, lê-se na notícia avançada pela Ágora. Em causa estão os temas “Produção”, dirigido por Mariana Liz, “Distribuição e Exibição”, por Paulo Cunha, “Crítica”, por José Bértolo, e “Educação”, liderado por Carlos Natálio.

Os debates serão provenientes de um trabalho de investigação, “com recurso a entrevistas e a um questionário público dirigido aos profissionais do setor”, em que os resultados serão apresentados durante o evento.

Segundo a mesma fonte, cada tema será debatido com três convidados selecionados pelos subcomissários, onde serão discutidas propostas para o futuro do setor.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A fim de promover a “diversidade e abrangência da investigação”, a organização do evento convidou “um conjunto de associações, produtoras e distribuidoras a formarem uma equipa consultiva que complementará a investigação dos subcomissários”.

Esta iniciativa teve lugar, também no Batalha, pela primeira vez em 1967. A Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português contou, igualmente, com a organização do Cineclube do Porto e com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal do Porto, tendo sido um acontecimento “fulcral para a definição do que viriam a ser as políticas de financiamento da produção cinematográfica em Portugal”.

Na altura, os debates reuniram participantes de vários pontos do país, “desde jovens realizadores a cineastas consagrados, cineclubistas, escritores, jornalistas e várias personalidades da cultura” nacional.

A programação do evento, que será aberto ao público e de entrada gratuita, será revelada em maio.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem