CIN VinylMatt

Batalha celebra “100 anos de animação”

Batalha celebra “100 anos de animação”

“O Pesadelo de António Maria”, o mais antigo filme de animação português, marca o 100º aniversário a 25 de janeiro, e será celebrado no Batalha Centro de Cinema.

A sátira, obra do caricaturista Joaquim Guerreiro, ao presidente do Ministério da Primeira República, António Maria da Silva, estreou no Éden-Teatro, em Lisboa, a 1923.

“A cópia original perdeu-se, mas, em 2001, o produtor e realizador Paulo Cambraia iniciou um trabalho de recuperação e remontagem do filme a partir dos desenhos originais e com música do Maestro António Victorino d’Almeida”, lê-se na notícia da Ágora. Esta será apresentada, “assim como uma seleção de obras nacionais de animação produzidas desde os seus primórdios e até aos anos 60”.

A sessão especial, que tem início às 21h15 desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, é organizada pela Casa da Animação e conta com a apresentação de Regina Machado e Ricardo Blanco.

Os bilhetes estão à venda no Batalha Centro de Cinema e na Bilheteira Online.

Foto: Ágora

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem