CIN Vinylclean

Barbearia Tinoco

Barbearia Tinoco

Na história do Porto há praticamente 100 anos, a Barbearia Tinoco, situada na rua de Sá da Bandeira, é um símbolo incontornável da cidade. Abriu pela primeira vez as suas portas, no local onde ainda hoje está situada, em 1929, mas foi quase quatro décadas antes que o negócio começou a ser pensado, na rua de Santo António.

Os Tinoco, uma família abastada da época, foram os responsáveis pela abertura da casa, que tem vindo a traçar o seu caminho, de geração em geração. Aqui, é possível encontrar um “espaço com o glamour dos anos 30”, que muito mais do que um corte de cabelo, oferece uma experiência inigualável.

A garantia é dada pelo atual responsável da casa, João Vilas, que tem continuado a prestigiar o legado da Tinoco na cidade, evoluindo quer em termos de decoração do espaço como de formação. “Nesta área, se paramos somos ultrapassados, portanto temos que estar sempre em constante evolução. Os clientes agora são bem mais exigentes, há novos produtos a saírem constantemente para o mercado, novas técnicas…. e nós temos que saber acompanhar tudo isso também, com formações”, realçou.

Na decoração da casa destacam-se, entre outros elementos carismáticos, os lavatórios em mármore, o chão revestido com mosaicos em leque, as cadeiras em ferro e os enormes espelhos, num conjunto com forte inspiração Art Déco.

Quem por lá passa rende-se, imediatamente, à beleza icónica da casa e nem os clientes habituais deixam de se sentir lisonjeados sempre que atravessam a grandiosa porta de entrada. Já quem o faz pela primeira vez, observa o responsável, fica “completamente apaixonado”. “Os turistas, sobretudo, tiram logo o telemóvel do bolso e começam a fotografar”, afirma, referindo que esse é, na verdade, um gesto que não os admira, porque a Tinoco “é um verdadeiro encanto”, permitindo uma “viagem a 1929”.

“Nós não somos mais uma barbearia, nós somos A Tinoco. Quem aqui vem vive sempre uma experiência”, destaca ainda João Vilas, que recorda, com saudade, os tempos em que a casa tinha todas as “cadeiras ocupadas” e respirava, diariamente, a azáfama da entrada e saída de clientes.

Com a pandemia, enraizada em Portugal há praticamente dois anos, “as coisas mudaram um bocadinho”, mas a esperança é que, em breve, tudo volte a ser o que era, com a Tinoco a ser palco de boas “tardes de música e de convívio” entre os clientes e barbeiros ao serviço.

Barbearia Tinoco
Rua Sá da Bandeira n. º13, Porto
Contacto 912 265 723

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=052022-postadecorvina&utm_campaign=sabordomes

Viva! no Instagram. Siga-nos.