
Neste domingo, dia 16 de julho, o Coliseu Porto Ageas fará a antestreia do seu novo Serviço Educativo, convidando crianças e jovens a explorarem as Oficinas de Verão e o renovado Salão Jardim, que agora se torna a sala exclusiva para o projeto. O evento contará com a participação especial de Bárbara Tinoco, proporcionando um momento intimista de partilha com os mais novos.
A tarde de experimentação do Serviço Educativo Coliseu terá início às 14h30, na Rua de Santa Catarina, próximo ao Café Majestic. Pais e filhos terão a oportunidade de participar numa apresentação itinerante da Oficina de Verão intitulada “Atlas – Atelier de Teatro Labirinto de Ação Sensorial”.
A oficina, que começará no dia seguinte, 17 de julho, estender-se-á até 4 de agosto, sendo destinada a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos. O objetivo passa por aguçar os seus sentidos, em linguagens compreendidas, não só de forma verbal, mas também através do corpo, da ação e do espaço.
Como os mais novos também têm direito, o convite estende-se a crianças dos 6 as 12 anos, através da Oficina de Verão “A Magia das Sombras: Oficina de Teatro de Sombras para Crianças Curiosas”, onde será preciso meter as mãos na “massa”, que, neste caso, são canetas de cor, acetatos luminosos e muita diversão.
Ao todo, são sete semanas de atividade. A começar a 17 de julho e a acabar a 1 de setembro, em cada semana, um novo grupo (composto por 8 a 12 crianças) irá apresentar o seu próprio teatro de sombras, sendo também responsável pela criação de história, personagens, cenário e dramaturgia, sem nunca deixar esquecidos dois ingredientes importantes: a luz e o som.
Num dia de exposição do novo Serviço Educativo e da nova imagem do Salão Jardim, poder-se-ão também ouvir as melodias de Bárbara Tinoco, num mini-concerto intimista de apenas duas canções. Como ser criança é ser curioso, depois da música, dá-se lugar às questões, relacionadas com a ligação das artes à infância e do quão importante é a Cultura, desde cedo.
Como cita o portal de notícias do Porto, o presidente da Associação Amigos do Coliseu, Miguel Guedes, refere que “este é o cimento da relação que o Coliseu terá com a cidade”.
Para mais informações sobre o Serviço Educativo Coliseu, basta clicar aqui.