No último fim de semana de novembro, dias 26 e 27, o Banco Alimentar (BA) Contra a Fome do Porto vai estar presente em mais de 300 super e hipermercados do distrito para realizar uma nova campanha de recolha de alimentos. Trata-se da 54.ª edição da iniciativa, que apela à solidariedade de todos, num ano financeiramente mais difícil.
“O Banco Alimentar do Porto apela à solidariedade da comunidade, através da doação de bens alimentares não perecíveis – tais como leite, conservas, azeite, óleo, arroz, açúcar, farinha ou massas”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Os produtos recolhidos serão, posteriormente, distribuídos pelas mais de 300 instituições que a organização apoia, que, por sua vez, prestam ajuda a mais de 58 mil pessoas.
De acordo com Bárbara Barros, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, o contexto atual é “mais preocupante do que aquele que se viveu durante a pandemia”. “Todos os dias nos chegam cada vez mais pedidos de ajuda, mas o fenómeno da inflação nos bens alimentares, que é superior à inflação geral, leva a que as quantidades doadas sejam inferiores”, partilhou, realçando a importância de se “olhar para o lado e perceber que temos todos de ser solidários e que há sempre alguém que precisa de ajuda”.
Apesar do contexto de crise, o Banco Alimentar do Porto espera “uma adesão em força à campanha”, nomeadamente no que respeita ao número de voluntários. Os interessados em participar na iniciativa devem inscrever-se na página oficial do baporto.pt.
De referir que na última campanha de recolha de alimentos, realizada em maio, foram angariadas 300 toneladas de alimentos.