Sabor do mês PD - carne

Bacalhoeiro

Bacalhoeiro

Nasceu com o objetivo de dar destaque a um dos produtos por excelência da cozinha portuguesa, o bacalhau, e por isso tinha, naturalmente, que se chamar “Bacalhoeiro”, nome do barco da pesca do bacalhau. Mas, a homenagem não fica só pelo nome. Além do bacalhau ser a estrela da mesa desta casa, tudo nela aponta para o barco que envolve a sua pesca, como os bancos e os candeeiros amovíveis, no primeiro andar, e a estrutura em ferro e os quadros que retratam a pesca deste peixe e que saltam, de imediato, à vista no segundo piso.

A paisagem é um dos ex libris assim como o facto de estar frente a frente com o Muro dos Bacalhoeiros. “Quisemos criar este contexto todo à volta do bacalhau e a ideia era especializar-nos neste produto e mostrar a portugueses e estrangeiros a riqueza do peixe e a sua versatilidade”, conta Catarina Pereira, diretora geral do espaço. E a verdade é que essa ambição tem sido comprovada com as inúmeras sugestões, muitas delas inovadoras, que apresentam na carta, como é exemplo o hambúrguer de bacalhau – marca registada desde 2015 -, que “sai com cebola caramelizada e vinho do porto” e acompanhado por “uns chips de batata doce”, ou a favada de bacalhau.

Para quem tiver medo de arriscar, a experiência de bacalhau, entrada composta por bolinhos de bacalhau, pataniscas, um torricado, bruschetta de bacalhau e um mini hambúrguer, será, certamente, a solução ideal. “Recomendamos sempre porque são várias maneiras de a pessoa experimentar o bacalhau num único prato”, sublinha Catarina Pereira, acrescentando que o cardápio é, também, composto pelas receitas tradicionais, como o “bacalhau com broa”, “bacalhau à Zé do Pipo”, “à brás e com natas” e, para quem não gosta de bacalhau há, claro, outras opções.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 23h00.

Bacalhoeiro
Avenida de Diogo Leite 74, Vila Nova de Gaia
Contacto 22 375 9408

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem