Ao que tudo indica, os próximos dias vão continuar a ser de chuvas fortes e de mau tempo, pelo que a Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, vai sofrer constrangimentos, neste fim de semana. No local, está proibida a circulação automóvel e pedonal, a partir das 23h, por motivos de segurança e precaução.
A Câmara do Porto, na sua página web oficial, deu conta da situação, informando que os condicionamentos não são irreversíveis, sendo que, no domingo, será feita uma reavaliação, em função da meteorologia. Contudo, o município deixa o alerta que, para os dias em questão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê “precipitação persistente, e por vezes forte, pelo menos até domingo”, tal como cita o Porto Canal.
Os condicionamentos acontecem numa das avenidas mais concorridas da cidade Invicta, a Avenida Gustavo Eiffel, devido ao mau tempo. Nesse sentido, o Porto está sob alerta amarelo, entre as 18 horas desta sexta-feira, 27 de outubro, e as 9 horas de sábado, 28 de outubro. Prevê-se que o alerta passe da amarelo para laranja até às 0h de domingo, 29.
Como refere a mesma fonte de informação, “a Proteção Civil emitiu esta sexta-feira alertas para possibilidade de inundações e cheias devido ao previsto agravamento da situação meteorológica no fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente”, sendo que a população ainda receberá uma mensagem de telemóvel a dar conta desses mesmos perigos.
Recorde-se que nesta quinta-feira, 26 de outubro, foi também interrompida a circulação na Avenida D. Carlos I. Pelo mesmo motivo que obrigou a condicionar o trânsito nesta zona, é recomendado que sejam respeitados os “perímetros de segurança já estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes e praias, nomeadamente”, não só na Avenida de D. Carlos I, como na Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu.
Para além de efetuar uma condução defensiva, outra recomendação deixada pela Câmara do Porto relaciona-se com os estacionamentos desaconselhados em zonas arborizadas, devido à possibilidade de queda de árvores, fruto do mau tempo.
A autarquia reforça, ainda, que se vai mantendo sempre atenta em relação às condições meteorológicas, que irão sendo atualizadas sempre que necessário, em função do que for mais seguro para a população.
Foto: DR / Porto.