
A partir desta quinta-feira, 28 de outubro, a circulação automóvel no troço inicial da Avenida de França vai estar impedida. O condicionamento deve-se à evolução das obras da Metro do Porto e vai vigorar até ao final do próximo ano.
“O trânsito automóvel no troço inicial da Avenida de França está impedido, passando a circulação a fazer-se através do terreno da futura Estação Casa da Música II”, informou a empresa, em comunicado enviado às redações.
Segundo explicou, em causa está o “arranque da construção da nova estação de metro”. “Após a execução da laje de cobertura da nova estação, e executada a requalificação urbanística envolvente, a circulação automóvel será reposta nos moldes atuais”.
Assim, a Metro do Porto indica que a Rua de D. António Barroso terá dois sentidos de circulação enquanto este desvio se mantiver ativo, estando garantido o acesso a garagens em toda esta zona.
Por sua vez, na Rua do Cónego Ferreira Pinto haverá alteração do sentido de circulação.
No que respeita às paragens de autocarro, situadas na Avenida da França e na Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista), estas serão “temporariamente relocalizadas (ficando muito próximas das atuais”.
A circulação pedonal nesta zona e o acesso a habitações e a estabelecimentos de comércio e serviços será mantido.
Recorde-se que a construção da nova estação Casa da Música II está inserido no projeto da nova Linha Rosa da Metro do Porto, cujas obras deverão estar concluídas no final de 2023. A nova linha formada por um total de quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre.
