Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Avenida de Dom Carlos I cortada devido à agitação marítima

Avenida de Dom Carlos I cortada devido à agitação marítima

Desde a meia-noite desta segunda-feira que o distrito do Porto está sob aviso laranja por causa da agitação marítima. Por precaução, a Proteção Civil Municipal decidiu interromper [às 18h00 de domingo] a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro.

Numa nota publicada no seu portal de notícias, a Câmara Municipal do Porto revela que “a situação será reavaliada ao início da tarde de terça-feira, dia 29 de dezembro”, altura em que o aviso laranja passará para amarelo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há previsão de ondas de noroeste, com 5 a 7 metros de altura, que podem atingir 12 a 14 metros de altura máxima.

Referindo que “o trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam”, a autarquia cita alguns alertas da Proteção Municipal para a população, como o “respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes – Av. D. Carlos I, Av. do Brasil e Av. de Montevideu” e “especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes”.

Além disso, este organismo desaconselha o estacionamento de viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima e reforça a importância de uma “atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis”.

“A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários”, lê-se ainda na publicação.

Sob aviso laranja devido à agitação marítima, até às 11h00 de terça-feira, estão também os distritos de Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Note-se que esta segunda-feira é também esperado um agravamento das condições meteorológicas, com vento forte, agitação marítima forte e precipitação.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem