Philips S9000

Avenida D. Carlos I, no Porto, encerrada devido ao mau tempo

Avenida D. Carlos I, no Porto, encerrada devido ao mau tempo

O agravamento das condições meteorológicas previsto para as próximas horas levou a Câmara Municipal do Porto a interromper a “circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro”. O corte acontece a partir das 18h00 desta segunda-feira.

Segundo refere, em comunicado divulgado no seu portal de notícias, o “trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo efetuada uma reavaliação da situação durante a manhã de dia 19 de janeiro, quinta-feira”.

Adicionalmente, serão também “efetuados impedimentos da circulação pedonal, à cota baixa, na Av. do Brasil e Av. de Montevideu”, lê-se.

Note-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um conjunto de avisos para Portugal continental, devido ao mau tempo. O distrito do Porto está, a partir das 21h00 de terça-feira, sob aviso vermelho devido à agitação marítima, vento e precipitação.

O alerta em causa estende-se também aos distritos de Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Segundo o IPMA, estão previstas “ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros”.

Tendo em conta os agravamentos previstos no estado do tempo, a Proteção Civil Municipal do Porto emitiu um comunicado onde apela à população para “a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

Entre as medidas a adotar, destaca-se uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas”, respeito “pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, “especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas”, entre outros.

Foto: Miguel Nogueira

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem