Está previsto que as condições meteorológicas se vão agravando durante esta semana. Como refere a Câmara do Porto, o tempo agrava-se a partir desta terça-feira, 26 de março, com ventos fortes e agitação marítima. Por isso mesmo, a Avenida de D. Carlos I vai fechar ao trânsito a partir das 20 horas de hoje (dia 25).
No que toca ao vento, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu alerta amarelo para a cidade do Porto. Espera-se que as rajadas de vento possam atingir, entre as 12h e as 18h dos dias 26 e 27, os 85 km/h, o que é um valor significativamente mais alto que o habitual.
Em termos de agitação marítima, as precauções do IPMA são ainda maiores, o que provoca o levantamento de um alerta laranja. Este é válido entre as 15h de dia 26 (terça-feira) e as 9 horas de dia 27 (quarta-feira).
Nesse sentido, a circulação será interrompida na Avenida de D. Carlos I, na zona da barra do Douro. Como refere a mesma fonte de informação, “o trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo efetuada uma reavaliação da situação durante o dia 27 de março, quarta-feira”.
Atendendo à envolvência climatérica, a Proteção Civil Municipal sugere algumas medidas básicas de prevenção a serem tomadas pela população.
- Respeitar os perímetros de segurança perto da orla costeira, nomeadamente na Avenida D. Carlos I
- Evitar circulação em zonas à beira-mar
- Não estacionar veículos perto de zonas de praia
- Evitar ao máximo circular ou estacionar perto de árvores, devido ao risco de queda
- Praticar uma condução defensiva
Os próximos dias prometem trazer mau tempo e a Câmara do Porto vai continuar a atualizar a população acerca dos procedimentos a seguir.