PUB
Recheio 2024 Institucional

Avaliação dos estragos do mau tempo começa esta segunda-feira

Avaliação dos estragos do mau tempo começa esta segunda-feira

As más condições meteorológicas registadas no sábado originaram estragos em estufas e produções agrícolas de todo o país, nomeadamente nas da Póvoa de Varzim, uma das zonas mais afetadas. Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, explicou que “os diretores regionais já foram todos ao terreno” e têm estado a acompanhar a situação desde sábado, começando já esta segunda-feira o trabalho dos técnicos das mesmas direções regionais para fazer “um diagnóstico mais pormenorizado”. “Vai ser feito um levantamento de todos os prejuízos, de todos os estragos, de uma forma qualitativa e quantitativa, tanto ao nível global regional como ao nível de cada produtor. Depois, temos de ver que tipo de medidas é que se pode pôr em prática para atenuar estes prejuízos”, salientou.
De acordo com José Diogo Albuquerque, existem “algumas medidas que têm um certo caráter estrutural que permitem intervir”, nomeadamente o Programa de Desenvolvimento Rural, no qual está incluída “a medida da reposição do potencial produtivo”, utilizada na altura dos incêndios no Algarve no verão de 2012. “Esta medida permite repor o potencial produtivo destruído. Como neste caso dos incidentes que houve, a maioria afeta estufas, penso que poderá ser utilizada. Tem financiamento comunitário e é a medida utilizada neste tipo de situações”, sustentou.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem