PUB
Recheio 2024 Institucional

Aumento do IVA leva restaurantes a suspender projeto de doação de refeições

De acordo com informações avançadas esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, entre 2011 e 2012, o programa conseguiu distribuir mais de 45 mil refeições. Ainda assim, neste momento, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) afirma que o DA está parado devido a dificuldades financeiras.
A campanha, que foi aplaudida pelo Presidente da República, deu origem a uma plataforma online na qual os restaurantes interessados em participar se podiam inscrever. Numa fase posterior, o “Direito à Alimentação” foi alargado aos municípios e instituições de solidariedade, que sinalizavam os casos prioritários, tendo-se conseguido chegar a 91 concelhos. De acordo com a AHRESP, o problema reside no facto de 11 mil empresas terem encerrado, arrastando 37 mil pessoas para o desemprego. “Tudo isto se deve à crise e ao aumento do IVA para 23%. Mais concretamente, deve-se em 80% dos casos ao aumento do IVA, porque à crise o setor sobreviveria. Agora, os próprios empresários, ainda sem direito ao subsídio de desemprego, estão a passar por muitas necessidades”, assegurou o presidente da AHRESP, José Manuel Esteves.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem