PUB
Recheio 2024 Institucional

Augusto Santos Silva nas celebrações do 107º aniversário da Universidade do Porto

Augusto Santos Silva nas celebrações do 107º aniversário da Universidade do Porto

Na próxima quinta-feira, dia 22 de março, a Universidade do Porto celebra o seu 107.º aniversário. Todos são convidados para a festa, cujo programa inclui a habitual Sessão Solene na Reitoria, uma corrida/caminhada e um concerto no Teatro Rivoli.

O ponto alto do Dia da Universidade 2018 será a sessão solene que, durante a tarde, vai reunir no Salão Nobre da Reitoria os líderes das principais instituições da cidade e região e dos órgãos de governo da Universidade do Porto (U.Porto).

A cerimónia – na qual se recordará a história da Universidade e se antecipará também o futuro da instituição – contará com a participação de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo estudante e professor da U.Porto, que vai discursar na qualidade de orador convidado.

A sessão contará ainda com a intervenção de Artur Santos Silva, ex-presidente dos Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Banco BPI, que falará pela primeira vez no Dia da Universidade como presidente do Conselho Geral da U.Porto. No final da cerimónia, o reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No Dia da Universidade serão também reconhecidos e premiados estudantes, professores e investigadores que se distinguiram ao serviço da U.Porto durante o último ano.

Uma vez terminada a cerimónia, toda a população está convidada a juntar-se numa Corrida / Caminhada pelas ruas do Porto a partir dos diferentes polos da U.Porto, e com destino à Reitoria. A inscrição é gratuita, mediante a entrega de um bem solidário, e inclui a oferta da t-shirt UPRunning.

As comemorações do 107.º aniversário da U.Porto encerram oficialmente na noite de 3 de abril, com o já tradicional Concerto de Tributo à cidade e à Região no Teatro Rivoli. Sob direção artística do maestro José Eduardo Gomes, a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) vai interpretar um conjunto de obras de F. Loreto, E. Morricone, E. Elgar, J. Sibelius e Joly Braga Santos.

Sobre a Universidade do Porto

A Universidade do Porto foi formalmente constituída como tal a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República. Contudo, as suas raízes remontam a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou nas instalações do então Colégio dos Meninos Órfãos, no local onde agora se situa a Reitoria da U.Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile