Comer bem é no Porto, já se sabe. No entanto, não esqueçamos as suas periferias, porque, aí, também encontramos pratos daqueles que, depois de comer, só dá mesmo para chorar por mais. Um exemplo disso é o restaurante Atlantiko Regional, que fica em Baguim do Monte, no concelho de Gondomar.
Trata-se de um espaço relativamente recente, aberto em 2016, mas que apesar da tenra idade, já conta com mais alguns anos de história. De acordo com o proprietário do espaço, “a história iniciou-se em 2002 com a abertura do primeiro espaço com o mesmo nome, entretanto em 2013 o anterior espaço foi vendido, sendo que eu e o meu sócio voltamos a juntar-nos para reiniciar este projeto”.
Porquê Atlantiko Regional? A resposta é simples e não é preciso, propriamente, ir muito para além do óbvio. “Atlantiko”, na medida em que simboliza o mar, que é tão característico do nosso país. Depois, “Regional”, com o intuito de salientar o tipo de comida que o espaço tem para oferecer.
No restaurante, há opções para todos os gostos, sendo que pode encontrar, por exemplo, bacalhau com broa servida na telha, naco de vitela, posta, lombinhos de vitela gratinados com queijo e bacon e, claro, como não poderia deixar de ser, a típica francesinha, que, neste caso, é cozinhada em forno a lenha.
O difícil é escolher, isso é certo. No entanto, o responsável do restaurante não tem dúvidas de qual é que é o grande ex-libris do local. Aliás, nem é preciso ir muito longe, na medida em que o próprio slogan já denuncia as especialidades: “no Atlantiko Regional, o Bacalhau é Rei e o Naco é Divinal”.
Para além desses dois pratos fortes, é bastante frequente que os clientes peçam os filetes de pescada e o arroz de pato, que, de acordo com o representante do Atlantiko Regional, são duas receitas que têm bastante saída.
Diz-se que “casa”, mais do que um espaço físico, é um estado de espírito e uma forma de estar. É esse um dos grandes fatores distintivos do restaurante em questão, em que o representante refere que “gostamos de ver os nossos clientes como amigos e família”. Assim sendo, o atendimento ímpar, associado à grande “variedade e qualidade apresentada” fazem com que o Atlantiko Regional seja, mesmo, um destino gastronómico de eleição.
Feitas bem as contas, atualmente o restaurante tem a capacidade de albergar 100 pessoas, sendo que, desse total, cabem 80 na sala principal e 20 na esplanada. Quanto a planos para o futuro, e de acordo com os mais religiosos, há quem diga que o mesmo “só a Deus pertence”, no entanto, para os responsáveis pelo restaurante, existe um objetivo que é inegociável: “queremos continuar a apostar na qualidade do nosso espaço e a servir bem os nossos clientes”.
Horário: de segunda-feira a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00
Atlantiko Regional
R. Vasco da Gama 1137, Baguim do Monte
Contacto: 224 210 359
Fotografia de capa: Google Maps