PUB
Recheio 2024 Profissional

Atividades gratuitas marcam o regresso da arte a Miguel Bombarda

Atividades gratuitas marcam o regresso da arte a Miguel Bombarda

O segundo ciclo das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda dá início este sábado, dia 18 de março, entre as 16h00 e as 20h00 no “Quarteirão das Artes”. As novas exposições e coleções podem ser vistas nas galerias de arte, nos espaços expositivos, comerciais e alternativos e serão “acompanhadas de animação de rua, numa iniciativa organizada pela Ágora.

O encontro principal das “propostas no exterior” será na zona pedonal que cruza a Rua da Boa Nova e a Rua de Miguel Bombarda. Neste ponto, será possível “pôr as mãos à obra”, “ver como se fazem trabalhos artesanais e a escutar versos e música”, segundo a informação divulgada pela organização.

A oficina de ilustração “Desenhar com recortes” vai ser orientada por Mariana Bento, a oficina colaborativa “Corta e Cola Existencial” por Helena Rocio Janeiro, e a oficina criativa “Cortar/Colar” por Leonor Violeta.

“O projeto Crivart irá apresentar “Roda de Oleiro”, uma demonstração de artesanato, o coletivo poético Sinestéticas dinamizará um sarau de poesia e a associação cultural e artística Openbox estará cargo da música na rua, com um DJ set”, lê-se.

Já do lado oposto, no cruzamento com a Rua de Cedofeita, a oficina criativa “Stencil, histórias e carimbos” será guiada por David Penela.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A tarde de sábado será dedicada à “diversidade do diálogo e à livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação”, como assim determina a UNESCO na criação do Dia Mundial da Poesia, que celebrar-se-á, oficialmente, a 21 de março. Dada a proximidade da data, “todas as oficinas terão como tema ‘A poesia está na rua’ – palavras de ordem criadas por Sophia de Mello Breyner Andresen e ecoadas durante a Revolução dos Cravos”.

As já habituais visitas guiadas a algumas galerias do Quarteirão Cultural de Miguel Bombarda serão orientadas por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto, sendo necessária a inscrição prévia, gratuita, até às 13h00 do dia 17 de março, através do e-mail oficial. Ambas as visitas têm a duração de uma hora, com 15 vagas cada uma, tendo a primeira início às 16h00 e a segunda às 17h30.

De acordo com a mesma fonte, o acesso aos espaços do quarteirão, bem como a toda a animação paralela, também é gratuito, sem necessidade de inscrição.

Foto: Ágora

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem