PUB
Recheio 2024 Institucional

Ateneu do Porto recebe exposição de Jorge Bacelar

Ateneu do Porto recebe exposição de Jorge Bacelar

As “pinturas da vida real” do veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar vão estar em exposição no Ateneu Comercial do Porto durante um mês. A mostra, intitulada “Ruralidades”, inaugura a 29 de janeiro, pelas 18h00, e vai estar patente no local até ao dia 28 de fevereiro.

Trata-se da primeira grande exposição dos trabalhos do fotógrafo que têm conquistado inúmeros prémios internacionais e que têm atirado o autor para a ribalta mundial.

Nesta exposição, o público terá a oportunidade de ver as fotografias “da gente de Jorge Bacelar”, que, de acordo com os promotores representa, precisamente, “a nossa gente”. “Corpos castigados pelas jornadas de trabalho no campo, do nascer ao pôr do sol. Jogos de luz que funcionam como torneiras que agitam as águas das nossas almas, aqui e ali candidamente prescrutadas pelos olhares e pelas mãos dos retratos. Rugas, resignadas, mas também, por entre a penumbra, iris inundadas de um azul – ou verde – cristalino onde parecem caber infindáveis horizontes ainda por descobrir, cheios de perguntas…”, lê-se na nota divulgada.

“Ruralidades” chega ao Porto com a chancela da Eventline e o patrocínio da Whatsupintown, mostrando a “linha condutora” da arte fotográfica de Jorge Bacelar: proximidade, cumplicidade e amor pelas gentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Importante referir que o autor venceu, no ano passado, o prémio do Público no “Travel Photographer of the Year”, uma das maiores competições de fotografia de viagens do mundo e em 2020 ficou entre os 50 finalistas mundiais no concurso “Best Photo of 2020”.

Jorge Bacelar nasceu em 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo, e é veterinário de profissão, tendo começado a fotografar, de forma autodidata, em 2013.

“As gentes de Estarreja e Murtosa permanecem a sua grande fonte de inspiração, vertida para fotografias de qualidade crua, como que pintadas, que mostram a relação próxima que o fotógrafo tem com as pessoas retratadas”, completa o comunicado enviado à VIVA!.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem