A partir de 2024, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai poder “fiscalizar o estacionamento indevido em corredores BUS e paragens de autocarro”. A medida integra o protocolo “Via Livre”, que até à data só permitia a fiscalização por parte dos agentes da STCP quando acompanhados pela Polícia Municipal.
Esta medida vem, assim, reforçar a capacidade de resposta, “de acordo com o que a legislação permite fazer”, afirma António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, citado pelo Jornal de Notícias.
A partir do início do próximo ano, fiscais da STCP “devidamente formados e acreditados” poderão fazer “a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos”. O responsável avançou, ainda, que as equipas já “estão a ser constituídas” e serão pelo menos cinco viaturas (que já estão prontas) ao serviço dos 15, “talvez até mais”, fiscais da STCP destinados à nova competência.
As informações foram dadas aos jornalistas presentes na cerimónia do 85.º aniversário da Polícia Municipal do Porto, que teve lugar na estação de recolha de Francos da STCP, “local que, dentro de aproximadamente ano e meio, irá concentrar todos os meios da Polícia Municipal do Porto, atualmente instalada em quatro locais diferentes da cidade”. (via JN)
O novo posto terá cerca de 3500 metros quadrados, sendo que a transferência das forças policiais está prevista até junho de 2025.
Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)