PUB
Recheio 2024 Institucional

Atenção, Porto! Vem aí um mega desfile de trajes de papel, candidato a património da UNESCO

Atenção, Porto! Vem aí um mega desfile de trajes de papel, candidato a património da UNESCO

E se lhe disséssemos que é possível vestir-se de… papel? Aliás, tanto é possível, como irá haver um desfile de trajes de papel no Porto, o maior em Portugal, só que desta vez há uma grande novidade: o desfile é candidato a Património Imaterial da UNESCO.

Ao todo, feitas bem as contas, são mais de 500 figurinos que irão representar diferentes personagens, durante um percurso de, aproximadamente, 3km. O Cortejo de São Bartolomeu promete, logo à partida, uma grande onda de diversão, pautada pela alegria das cores vibrantes associadas às vestimentas. 

Para os mais desatentos, a quem o evento possa ter passado despercebido, este trata-se de uma tradição que já vem do século XIX, que tinha como fito principal proteger todos aqueles que acreditavam nos males do Diabo.

O evento tem já hora e data marcada. Acontecerá no dia 27 de agosto, domingo, no Jardim das Sobreiras, sendo que irá atravessar o Passeio Alegre, a Rua Senhora da Luz, até chegar ao destino final: Praia de Ourigo. O desfile arranca às 9h, sendo que decorre até às 13h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Cortejo de São Bartolomeu já acontece há mais de 70 anos, desde 1952, sendo que, apenas a partir de fins da década de 70, é que passou a ser tomado como responsabilidade da União das Freguesias de Aldoar, da Foz do Douro e Nevogilde.

Aquando da união das freguesias, que aconteceu há 10 anos, corria o ano de 2013, criou-se o Atelier de São Bartolomeu, onde se produzem trajes de papel, fazendo sempre a ponte entre os jovens e a história do cortejo, que, ao que tudo indica, veio para perdurar no tempo.

Foto: Miguel Nogueira

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce