PUB
Recheio 2024 Institucional

Atenção, Porto! Vai abrir uma nova biblioteca só de autores da cidade

Atenção, Porto! Vai abrir uma nova biblioteca só de autores da cidade

Há quem diga que a cultura é a alma de um povo. Neste caso, da cidade do Porto, já que está prestes a abrir uma biblioteca em homenagem aos autores da Invicta. O projeto chama-se “Biblioteca Errante” e irá abrir na mítica Escola Secundária Alexandre Herculano.

Na prática, isto significa que o público portuense vai passar a ter mais um lugar de referência para visitar. Desde alunos, a investigadores, a público, são mais de 3000 livros de cerca de 50 autores que irão estar disponíveis para visita.

A única condição é que os autores têm de ser nascidos ou ter vivido no Porto. Posto isto, eis um “cheirinho” daquilo que poderá encontrar na biblioteca: Almeida Garrett, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, assim como muitos outros autores contemporâneos.

Há géneros literários para todos os gostos

Como refere a Câmara do Porto em nota à imprensa, o que não falta são géneros literários. Desde poesia, a romance, a contos, arquitetura, são múltiplas as temáticas que prometem colocar a sua leitura em dia.

Neste lote, também os mais novos não ficaram esquecidos. Na biblioteca, há um espaço destinado a estes. Através das histórias de Álvaro Magalhães, Ilse Losa ou José Vaz, há uma vasta oferta infantojuvenil.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Naturalmente, os visitantes poderão explorar os livros no local. Contudo, a parte boa é que também podem requisitar os livros para, mais tarde, lerem-nos em casa. Quanto ao horário de funcionamento, a Biblioteca Errante está aberta de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 10h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é livre.

Importa destacar que este será o oitavo núcleo da Biblioteca Errante a ser aberto no Porto. De momento, encontram-se em funcionamento: a Biblioteca de Arqueologia, a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, o Bibliocarro, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses e a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.

A biblioteca abre ao público a partir desta terça-feira.

Fotografia: C.M.Porto

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz