
Há quem diga que a cultura é a alma de um povo. Neste caso, da cidade do Porto, já que está prestes a abrir uma biblioteca em homenagem aos autores da Invicta. O projeto chama-se “Biblioteca Errante” e irá abrir na mítica Escola Secundária Alexandre Herculano.
Na prática, isto significa que o público portuense vai passar a ter mais um lugar de referência para visitar. Desde alunos, a investigadores, a público, são mais de 3000 livros de cerca de 50 autores que irão estar disponíveis para visita.
A única condição é que os autores têm de ser nascidos ou ter vivido no Porto. Posto isto, eis um “cheirinho” daquilo que poderá encontrar na biblioteca: Almeida Garrett, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, assim como muitos outros autores contemporâneos.
Há géneros literários para todos os gostos
Como refere a Câmara do Porto em nota à imprensa, o que não falta são géneros literários. Desde poesia, a romance, a contos, arquitetura, são múltiplas as temáticas que prometem colocar a sua leitura em dia.
Neste lote, também os mais novos não ficaram esquecidos. Na biblioteca, há um espaço destinado a estes. Através das histórias de Álvaro Magalhães, Ilse Losa ou José Vaz, há uma vasta oferta infantojuvenil.
Naturalmente, os visitantes poderão explorar os livros no local. Contudo, a parte boa é que também podem requisitar os livros para, mais tarde, lerem-nos em casa. Quanto ao horário de funcionamento, a Biblioteca Errante está aberta de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 10h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é livre.
Importa destacar que este será o oitavo núcleo da Biblioteca Errante a ser aberto no Porto. De momento, encontram-se em funcionamento: a Biblioteca de Arqueologia, a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, o Bibliocarro, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses e a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.
A biblioteca abre ao público a partir desta terça-feira.
Fotografia: C.M.Porto