Outubro começou por se apresentar bastante quente para a época em questão, no entanto as temperaturas de outono estão de volta. Sendo assim, e atendendo à previsão de aguaceiros fortes, principalmente no norte do país, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Porto está sob alerta amarelo, esta sexta-feira, dia 13 de outubro.
O período de alerta está compreendido entre as 15h e as 23h. À luz do que é referido pelo IPMA, este tipo de aviso acontece “sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, tal como cita o Porto Canal.
Desta forma, o tempo seco e o calor, ao que tudo indica, tiraram mesmo “férias”, dando lugar à chuva e às descidas de temperatura atmosférica. Particularmente no Norte, o esperado é que, esta sexta-feira, as mesmas baixem entre os 4 e os 8°C, sendo que “deverão continuar a diminuir nos dias 14 e 15 de outubro em todo o território”, tal como dá conta a mesma fonte de informação.
“No dia 15 [de outubro], a aproximação de uma depressão, que irá centrar-se a oeste da Península Ibérica, transportando na circulação uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, mantendo-se possivelmente na região até dia 17, dará origem a precipitação persistente na generalidade do território”, acrescentou o IPMA (via Porto Canal).
Para além disso, outro alerta que o IPMA deixou e que assume particular relevância relaciona-se com aquela que é a agitação marítima prevista, principalmente para o dia 15 de outubro, domingo. Esta condição verificar-se-á em todo o país, inclusive no Porto.
Assim sendo, é possível concluir que os dias de mergulhos e toalhas estendidas na praia chegaram ao fim, num verão fora de época, que ainda se fez sentir nos primeiros dias do mês de outubro.
A cidade do Porto está sob alerta amarelo para esta sexta-feira, dia 13 de outubro, sendo que se prevê chuva forte e descida de temperaturas, tal como refere o IPMA.