PUB
Junta da Galiza

Atenção à exposição solar: saiba como evitar escaldões

Atenção à exposição solar: saiba como evitar escaldões

Os últimos dias têm sido convidativos a uma ida à praia, seja só para passear ou até mesmo para estender a toalha no areal e ir a banhos. E parece que a previsão é que o tempo se mantenha assim, com temperaturas quentes, a lembrar o verão, que está prestes a chegar. Contudo, é preciso ter em atenção alguns cuidados durante a exposição solar, de forma a evitar possíveis escaldões.

Para começar, e como recomenda a Direção Geral de Saúde (DGS), deve evitar e exposição solar entre as 11h00 e as 17h00, uma vez que é neste período que “os raios UV são mais perigosos” e, consequentemente, “mais prejudiciais à saúde da pele”.

Adicionalmente, deve ainda aplicar regularmente protetor solar, se possível de duas em duas horas e sempre que for ao banho ou transpirar. Segundo explica a Skin, os protetores solares “são os únicos que durante a exposição conseguirão bloquear os raios mais agressivos e evitar que a pele fique com escaldão”. Mas, alerta, é necessário utilizá-los de forma adequada, nomeadamente aplicando-os cerca de 30 minutos antes da exposição solar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A dica mais importante para evitar escaldões é, contudo, aplicar “a quantidade certa de protetor solar”. “Se usar um protetor solar em creme ou fluido, utilize dois dedos de produto por cada zona, ou seja, dois dedos de produto para os braços, dois dedos para o peito, dois dedos para a barriga e assim sucessivamente”. Já se utilizar um protetor solar em spray, deve aplicar “seis pulverizações pelo corpo e espalhar de forma uniforme”.

No resto e no pescoço deve aplicar um protetor diferente, específico para essas zonas, e a dose a aplicar deve ser “equivalente a um dedo”, detalha.

É igualmente importante ter em atenção a hidratação da pele. Para isso, deve “beber muita água e abusar da utilização de água termal”. Sempre que possível, os especialistas recomendam também a utilização de um after-sun, de forma a ajudar a pele a “recuperar das agressões externas”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem