Até 17 de novembro, cineastas e realizadores de norte a sul do país podem candidatar-se ao programa de apoio “Cinema pela Democracia” que visa apoiar projetos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e que “contribuam para a reflexão sobre a sua relevância na atualidade”. No total, serão distribuídos 790 mil euros pelos selecionados.
O apoio é destinado a “projetos de produção cinematográfica e audiovisual de ficção, documentário ou animação; organização de seminários, conferências, workshops ou atividades similares; ações de formação; realização de mostras/ciclos de cinema e audiovisual português”, lê-se no comunicado enviado à VIVA!. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. (ICA) e o Fundo de Fomento Cultural (FFC).
“Entendemos que as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril devem promover o conhecimento do passado e, em simultâneo, contribuir para uma sociedade mais participativa, plural e democrática. O cinema e o audiovisual desempenham um papel muitíssimo relevante neste processo. De igual importância é o envolvimento neste processo da população mais jovem, nomeadamente através da interação entre gerações, para que se verifique uma passagem de testemunho das memórias da ditadura, da construção da democracia e do valor da liberdade”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva.
Todas as informações sobre o programa de apoio podem ser consultadas aqui.